sexta-feira, 9 de março de 2018

Tratamento Natural do Alzheimer


Infelizmente a perda de memoria está a ser comum entre nós, alguns já aceitam que é algo inevitável com a chegada do envelhecimento.  Há pessoas com menos de 70 anos em lares devido ao Alzheimer. É uma realidade muito triste.
Sem dúvida que o Alzheimer não é parte do envelhecimento normal, mas sim uma condição que pode e deve ser prevenida através de um estilo de vida saudável.

Na maioria das vezes portamo-nos mal e depois tentamos a todo o custo socorrer-nos com uma pilula maravilhosa, prescrita por um neurologista XPTO, só que no caso do Alzheimer, essa pilula milagrosa que tapa o sintoma não existe, a medicina atual pouco tem a oferecer a nível de tratamento farmacológico do Alzheimer, por isso tudo o que tivermos para fazer, façamos hoje, na fase de prevenção.

Segundo a ciência, as células nervosas do cérebro comunicam umas com as outras através da libertação de substâncias chamadas de neurotransmissores. Acetilcolina é um neurotransmissor importante para a memoria. As pessoas com doença de Alzheimer têm níveis baixos de acetilcolina no cérebro. Quem destrói este neurotransmissor acetilcolina é uma enzima chamada colinesterase, então os medicamentos para o Alzheimer inibem essa enzima, por isso se chamam de inibidores da colinesterase (Donepezil, Rivastigmina, Galantamina).
O efeito destes fármacos não é milagroso, e varia de pessoa para pessoa.


Um estudo que pode ver aqui mostrou que níveis baixos de vitamina E, aumentam as probabilidades de desenvolver Alzheimer. Mas, pouco lhe serve ir comprar suplementos de vitamina E, seu corpo distingue inteligentemente  as vitaminas naturais das sintéticas, e sabe-se que a vitamina E natural é três vezes mais ativa que a sintética. Concluímos que o ideal é comer alimentos ricos em vitamina E.

Alimentos com Vitamina E
Normalmente são os alimentos vegetais ricos em gordura, como as sementes de girassol, as avelãs, castanhas do Pará, nozes, amêndoas, azeitonas, abacate e ovo cozido.

Outra das razões apontada como causa do Alzheimer é a diabetes tipo 2, por isso se diz que o Alzheimer é a diabetes tipo 3, pensa-se que há também no cérebro uma resistência à insulina.
Antigamente acreditava-se que o cérebro não precisava de insulina para o seu funcionamento, mas descobertas têm mostrado o contrario, a insulina contribui para o processo de obtenção de energia e também desempenha um papel importante na formação da memoria.
Então o ideal é prevenirmos qualquer tipo de diabetes, e diabetes tipo 2 é uma doença metabólica relacionada com o estilo de vida, por isso ela pode ser prevenida e curada, muitas pessoas com diabetes tipo 2 se curam. 
Segundo o neurologista Dr. David Perlmutter, o Alzheimer também é uma doença do estilo de vida, em que o açúcar e o glúten são os culpados.

Se quiser prevenir o Alzheimer, convém prevenir a Diabetes, isso se consegue reduzindo o açúcar, a farinha branca (pão, massas, bolachas e doçaria), produtos lácteos e produtos animal, existem imensos estudos que mostram a ligação entre produtos lácteos, consumo de carne e produtos de origem animal com a diabetes.
Leve uma alimentação nutritiva, rica em alimentos de origem vegetal, rica em ácido fólico, em gorduras saudáveis. Tenha sempre em atenção o estado do seu intestino, não tome (só em último recurso) antibióticos, melhore seus níveis de magnésio com alimentos ricos neste nutriente e mantenha-se ativo, sempre com vontade de aprender.
Desta forma está a prevenir o Alzheimer.







Sem comentários:

Enviar um comentário