quarta-feira, 7 de março de 2018

Tratamento natural da Diarreia


As diarreias são na sua grande maioria um sintoma natural do organismo frente a algo que não está bem no aparelho digestivo. Pode ser um vírus, uma bactéria, uma toxina, um desarranjo intestinal por putrefação ou irritação, algo que fez com que os intestinos tivessem de expulsar o seu conteúdo rapidamente. O bolo ou melhor o quilo alimentar passa rapidamente no colon, o que não permite que haja uma secagem das fezes e por isso elas vêm diarreicas, cheias de água.
Tudo isto se dá porque o corpo sabe que tem que eliminar algo que se passa-se para a corrente sanguínea seria bem pior.
Diarreia não é doença, é um mecanismo de defesa maravilhoso do nosso corpo, só temos de aprender a controla-la, para que ela faça o seu trabalho e vá embora.
Um dos riscos associados à diarreia é a desidratação, principalmente se for criança ou idoso, porque se perde água e minerais, mas se fizerem o que vou explicar, que são tratamentos da Ciência da saúde e têm um historial de muitas centenas de anos, porque acredito que a diarreia exista desde que existe o homem.

Tratamentos para a Diarreia

- Diminuir a temperatura sobre o ventre
Quando há diarreia aguda, por norma existe um aumento da temperatura dos tecidos locais, toda a zona intestinal está mais quente, logo há uma vasodilatação dos tecidos com mais líquidos e mais sangue, o que por sua vez vai aumentar o processo putrefativo.
Então como vamos diminuir essa temperatura?
Vamos aplicar uma toalha de rosto molhada em água à temperatura da água corrente, dobrar em quatro e aplicar sobre o ventre. Por cima uma toalha de rosto seca enrolada em volta do corpo e coberta pela roupa. É extremamente importante que tanto as mãos, mas principalmente os pés se mantenham quentes, podem calçar meias, fazer massagens ou colocar os pés dentro de água quente, têm é de aquecer.
Passados 30 minutos, voltam a molhar outra vez a toalha em água fria, a retorcê-la bem e colocam novamente sobre o ventre, com a toalha seca por cima.
Posso vos garantir que é o melhor para a diarreia, além de extremamente fácil.
Tem efeito no sintoma, mas porque regulariza a circulação energética e sanguínea dos intestinos.
Caso o organismo ainda não tenha eliminado o que provocou o mal-estar, vai novamente fazer diarreia, mas acredite que a situação está controlada.
Podem dormir de noite com a toalha molhada sobre a barriga.

- Alimentação em caso de diarreia
Cozimento de arroz branco - cozer uma pequena chávena de arroz branco em quatro chávenas de agua, cozer até o arroz estar meio empapado, pode juntar uma pequena cenoura em cubinhos, cozer em água e sal.
Cada vez que tiver fome, coma algumas colheres deste arroz, mastigando muito bem, coma devagar.
Pode alternar com maçã, não deve juntar o arroz com a maçã. O ideal seria comer maçã reineta, mas pode comer outra variedade e se possível ralada, ou então mastiga-la muito bem.
Como bebida, eu gosto muito do chá de erva-doce, é feito com a especiaria, deixa ferver meio minuto e está feito, é uma delicia de chá, que além de ser digestivo, é o melhor para gases intestinais, algo sempre presente nas diarreias.
Também pode usar o chá de camomila, erva-cidreira, e no antigamente fazia-se para a diarreia chá da casca da romã seca.
Cheguei a dar à minha filha em casos de diarreia, colheradas de água com sumo de limão e um pouco de mel, e obtive sempre resultados positivos e rápidos.

Caso a situação não se resolva num dia ou dois, se continuar com a diarreia e houver vómitos, o ideal será dormir com um cataplasma de argila sobre o abdómen. Volto a referir que todas estas aplicações sendo frias têm de ser feitas com a pessoa quente e principalmente os pés quentes.

Espero ter ajudado, caso fique alguma duvida, podem sempre me perguntar.
Desejo-vos boa saúde digestiva.


Sem comentários:

Enviar um comentário