sábado, 3 de setembro de 2016

O que penso do Ovo - Devemos comer ovos? Os ovos são todos iguais?


Existe quem ame e quem odeie.
Os veganos não comem ovos, assim como os da alimentação viva-crua, depois há o grupo dos vegetarianos que os comem, e outros que os comem diariamente  em grandes quantidades por acreditarem que beneficia sua saúde. Há quem chegue a dizer que é o segundo melhor alimento do Mundo e coma 5 a 6 ovos por dia.

Nos últimos anos, e com o medo dos valores altos do colesterol as pessoas deixaram de comer ovos, principalmente a gema, era indicação medica. Parece que este mito está acabar, pois nunca foi comprovado cientificamente, parece que não há nenhum estudo que indique que ovo sobe valores do colesterol.

O ovo é um produto animal, mas o seu consumo pelo o homem não me afeta negativamente, comer galinha já é outra ação. Fui criada no meio de galinhas, até tive um pinto que cresceu ao meu colo, de forma que me seguia para todo o lado, era como um cão. Quando meu pai ía buscar ovos e minha mãe os cozinhava, era para mim um ato normal, mas quando uma galinha que até tinha nome era morta a situação era outra, eu ficava muito revoltada contra os meus pais, não percebia como eles eram capazes de matar aquilo que ajudaram a crescer. Com o tempo percebi que esta sensibilidade era minha.
Hoje sinto o mesmo, comer ovos não me incomoda, comer animal que teve de ser morto é outra culpa.

DEVEMOS COMER OVOS? Qual é a minha opinião?
Para quem quer se abster totalmente de produtos animais, pois não vai consumir ovos. Quem está a fazer uma dieta desintoxicante à base de legumes e frutas, penso que também não é indicado. Mas na dieta do dia-a-dia normal, onde não devemos consumir carne, podemos comer algumas vezes ovos. Não concordo com essa ideia de que o ovo é tão bom que devemos comer 3 ou 4 cozidos ao pequeno-almoço, para mim não faz sentido, o ovo é um alimento rico, mas todo o excesso é exagerado, além disso o ovo tem de ser digerido, logo temos de ter um bom sistema digestivo para esmiuçar toda a proteína que se encontra na clara. Nosso corpo não usa proteínas vindas de fora, usa aminoácidos resultantes da digestão dessas mesmas proteínas que por sua vez volta a agrupar à sua maneira e a formar novas proteínas necessárias ao corpo humano.
Para que haja uma boa digestibilidade não devemos juntar proteínas, por isso o nosso famoso "bitoque" que junta carne e ovo frito não é de todo aconselhado.
Os ovos devem ser comidos cozidos ou escalfados com legumes, vegetais e saladas.

Compre Ovos na Feira, ao produtor
Já reparou que a cor da gema dos ovos não é toda igual? Há gemas amarelas e gemas cor-de-laranja. Mas, nós não precisamos de comer ovos de gema cor-de-laranja, ainda podemos comer ovos de gema amarela. A minha filha diferencia-os muito bem, quando vamos de férias torna-se mais difícil comprar ovos ao produtor, então trago do supermercado e ela descobre logo, "estes ovos não prestam , têm a gema cor-de-laranja".
Como já referenciei faço uso de ovos, mas tento sempre comprá-los na feira, mercado de frutas e verduras  onde há sempre pessoas a vender ovos caseiros delas próprias, só temos de perguntar.

Composição do OVO
- Vitamina B12
- Ácido Fólico
- Vitamina A, D, E, K
- Proteínas/ Tem 20 Aminoácidos
- Fosfatidilcolina
-Luteína e Zeaxantina
- Gordura saturada e insaturada
- 14 minerais
- 12 Vitaminas

Penso que o Bom ovo deve fazer parte da alimentação das crianças e dos idosos, sempre cozido ou escalfado e nunca frito, porque altera as suas propriedades.

O que é um Bom ovo?
É um ovo de galinha feliz! De galinha que anda com os pés na terra, que come com o bico inteiro, que vê e sente o sol, que come milho, couves, farelos, pão e que cantam quando põem o ovo.

Sem comentários:

Enviar um comentário