quinta-feira, 1 de setembro de 2016

As uvas têm um nutriente para o seu Coração


A Natureza coloca à nossa disposição tudo aquilo que precisamos, a farmácia está na Natureza, é ela que nos dá os alimentos com os nutrientes necessários para regenerar os tecidos do nosso corpo.
Você conhece outra fonte para regenerar células, tecidos e equilibrar sistemas biológicos? Eu não.
Eu conheço alimentos...São os nutrientes dos alimentos e o oxigénio que dão vida ás nossas células. E o que é o nosso corpo? Um aglomerado de células.

Gostaria com este meu poste de vos passar a crença, baseada em provas cientificas,
 de que há alimentos que podem nos ajudar a prevenir e até a tratar problemas cardiovasculares. Entre vários alimentos estão as Uvas, elas contêm um antioxidante chamado Resveratrol, que é lutador contra os Radicais livres.

Radicais livres são umas moléculas que nosso corpo forma quando respiramos, quando comemos, quando fazemos exercício, ou seja os radicais livres são o resultado do metabolismo da produção de energia.
Mas, o fumo do cigarro, o exercício intenso, produtos químicos, radiações, também geram radicais livres no seu corpo.
Descobriu-se que estes "meninos", que habitam dentro de nós num universo de milésimos de milímetro são os causadores da pele enrugar, da memoria falhar, do fígado ficar mais lento, das artérias endurecerem ou seja, "envelhecer" parece ser uma acumulação de danos feitos pelos radicais livres.
Mas, a Natureza não erra, e os radicais livres não têm só coisas más, eles também têm outras ações necessárias ao corpo, mas isso é conversa para outro poste.

Vamos voltar ao nosso amigo antioxidante.
Estamos em Setembro, época de ter a nossa fruteira cheia de uvas, e nosso corpo cheio de Resveratrol.
Vamos à feira local, tentamos comprar umas boas uvas pretas, de preferência que tenham sido cultivadas perto do local onde vivemos, há cultivo de uvas por todo o Portugal e vamos come-las com casca e grainha, se possível com o estomago vazio. Podemos come-las como pequeno-almoço, como lanche ou jantar, acredite que não vai ter fome, encha um prato, mastigue muito bem e sacie-se. Fique feliz!!!

Precisamos de escolher bem o alimento, depois mastigar adequadamente, e estar numa atmosfera mental positiva, relaxada, de forma a fazer uma boa digestão, para quando "as uvas" chegarem ao intestino, poderem passar para o sangue, entre outros nutrientes o Resveratrol, este antioxidante que combate os Radicais livres.
Se você pudesse ver a nível molecular o interior do seu corpo, observaria uma dança entre radicais livres e antioxidantes, eles são a maneira que a Natureza encontrou de defender as suas células destes radicais livres, por isso é tão importante consumir alimentos ricos em antioxidantes que são essencialmente as frutas e verduras.
Se  não tivermos a circular no nosso corpo antioxidantes adequados para combater os radicais livres, nosso corpo entra em stress oxidativo que vai danificar nossos órgãos.

Uma das complicações graves causada pelos radicais livres é o endurecimento e espessamento das artérias, e o Resveratrol vai ajudar porque faz frente aos radicais livres, além disso dilata as artérias, pois aumenta a produção de oxido nítrico. Tudo isto é importante para prevenir ataques cardíacos e AVC.

Estudos clínicos têm demonstrado os efeitos positivos do Resveratrol nas doenças cardiovasculares, na arteriosclerose e nas doenças vasculares.(1)

O Doctor John Pezzuto da Universidade de Illinois mostrou que o Resveratrol inibe a formação de coagulos de sangue que podem levar a enfarte cardiaco ou a AVC. (2) 

A Saúde é o mais importante da Vida,  e todos os dias temos que persistir em defende-la, porque tudo em nós depende dela, depende desse equilíbrio que nos permite Ser e fazer Tudo.  
Não quis dizer com este poste, que as uvas vão resolver o seu problema de coração, até porque nada é linear, mas elas vão dar o seu contributo no reequilíbrio do corpo, vão ser mais um peso no prato da balança que contrapõe aquilo que fizemos de menos bem. 

Tente buscar mais do que lhe faz bem, a pouco e pouco larga o que lhe faz mal, e é assim que escolhemos caminhos.

(1)Handbook of Medicinal Plants, por Amarjit S. Basra
(2) Earl Mindell´s Supplement Bible: A Comprehensive Guide to Hundreds of NEW Natural Products that Will Help You Live Longer, Look Better, Stay Healthier… and Much More! por Earl Mindell, R. Ph., Ph.D.

TAMBÉM PODE VER:
Uva - Um fruto Prevenção
Extrato de Semente de Uva mais eficaz no Cancro Colo-Rectal que quimioterapia
Como Diminuir a Inflamação? Veja as 8 melhores Plantas

Sem comentários:

Enviar um comentário