segunda-feira, 13 de julho de 2015

3 Plantas e 1 Especiaria para a Dismenorreia


Dismenorreia Primaria é a dor uterina que pode ocorrer no período menstrual. A dor pode surgir com a menstruação ou precedê-la em 1 a 3 dias. 
Estas dores sempre acompanharam as mulheres e estas desde hà muito que descobriram como as diminuir. Aquilo que a Tradição Medicinal apontava como o mais certo a fazer e a tomar, é hoje confirmado pela Ciência.

3 Plantas e 1 Especiaria 
O estudo que pode ver Aqui, foi feito numa relação de 400 mg de Ibuprofeno em relação a 420 mg de Canela e verificou-se que tanto o Ibuprofeno como a Canela diminuíam a dor, no entanto na conclusão do estudo, este aponta que o Ibuprofeno foi mais eficaz na redução da dor. 
Também se descobriu que a Canela reduz a quantidade de sangramento menstrual, uma mais valia para quem perde muito sangue. 
A Canela pode ser tomada em chá.

Um outro estudo , também concluiu que o Alecrim diminui o sangramento e as dores menstruais com bastante eficácia.
O ideal será beber diariamente uma chávena de chá de Alecrim, uma semana antes da chegada da menstruação

O Gengibre também foi estudado, pode ver aqui, e foi tão eficaz quanto o fármaco (ácido mefenâmico) no alívio da dor na Dismenorreia primária. 



No momento da dor, o melhor será colocar um saco de água quente sobre o ventre ou nas costas na zona lombar, quando as dores são muito fortes, pode colocar um saco à frente e outro atrás.
Estas dores se dão porque não há uma perfeita e livre circulação de energia/sangue no útero, por isso o quente ajuda aumentar a circulação, a diminuir o processo inflamatório e aliviar as dores.

Se as dores são do tipo espasmódicas, o chá de Camomila também ajuda, pode ver aqui o estudo a comprovar.

Os chás devem ser feitos com a planta e não de saquinhos e tomados mornos.
Estes chás não tem efeitos adversos e são muito úteis para fazer frente à Dismenorreia Primária.
As Plantas Medicinais, e aplicação de calor,  suprimem a dor, reduzem o nível de prostaglandinas (inflamação), mediam o óxido nítrico, aumentam os níveis de beta-endorfinas, bloqueiam os canais de cálcio e desta forma, melhoram todo o fluxo circulatório do Útero.



1 comentário: