sexta-feira, 10 de julho de 2015

Protetor Solar - Porque deve Investigar antes de usar?


Uns dizem que sim outros que não, o que fazer?
É verdade, milhões de euros, de dólares e de outras moedas são gastas anualmente em protetores solares. Tudo em prol da Saúde. Ouvimos na televisão a toda a hora, chegou o verão..protegem-se do sol, usem protetor solar.

Também já usei,  mas hoje não uso e não aconselho ninguém a usar, e porquê?
 Porque muitos estudos, muitos médicos, muitos investigadores apontam para o perigo dos protetores solares. Pensamos que estamos a investir na saúde  mas estamos é a provocar doenças.
Existem 17 quimicos  aprovados pela FDA, que podem fazer parte dos protetores solares, sabe-se que 15 deles são desreguladores endócrinos ou seja baralham e alteram as hormonas do corpo humano. Que importância tem isto?
As hormonas mais afetadas são o estrogénio, a progesterona, testosterona e hormonas da tiroide, então pode causar desenvolvimento anormal dos fetos, puberdade precoce, baixo numero de espermatozoides, além de poder contribuir para tumores de mama, ovários e problemas de próstata, tudo isto porque houve alteração nas hormonas provocado por produtos químicos existentes nos protetores solares. Mas, não fica por aqui:
Alguns desses químicos podem criar radicais livres, substâncias que danificam o DNA, nosso material genético.
O Dr. Thomas Zoeller professor de Biologia na Universidade de Massachusetts reforça mesmo a convicção de que estes químicos podem levar a problemas oncológicos e a doenças endócrinas.

Agricultores são incentivados a usar protetor solar para diminuir o risco de cancro de pele, mas estão a prejudicarem-se. Um estudo diz que os protetores solares ajudam na penetração de químicos agrícolas.
De uma forma ou de outra os agricultores usam químicos como herbicidas e estão expostos a eles, o que se concluiu é que quando estes agricultores usavam na sua pele protetores solares, os herbicidas ou outros químicos penetravam mais facilmente a pele entrando na corrente sanguínea.  Não sou eu que digo , o estudo está aqui http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15020197

Ingredientes tóxicos nos protetores solares
 - Oxibenzona 
É um dos ingredientes mais problemáticos, está presente na maioria dos protetores solares pode causar perturbações hormonais a danos celulares levando ao cancro. De acordo com EWG :
" A Oxibenzona penetra a pele, entra na corrente sanguínea  e age como estrogénio no organismo. Pode desencadear reações alérgicas. Um estudo ligou a oxibenzona a endometriose, e outro alertou que as mulheres gravidas que usavam este produto tinham mais propensão a ter filhos de tamanho reduzido."

- Retinol - uma forma de Vitamina A
À primeira vista é vitamina, logo deve ser bom, mas não é, porque quando aplicada na pele pode aumentar o desenvolvimento do cancro de pele. O retinol não pode estar exposto ao sol.

- Perfumes sintéticos
Aqui podemos referir-nos tanto a protetores solares como a outros produtos de beleza, nosso corpo não gosta de perfumes sintéticos.

Se temos mesmo que usar protetor solar, o que usar?
Existem dois tipos de protetores solares:
 -Protetores químicos - que têm substancias que penetram a pele e neutralizam a radiação UV
 - Protetores mecânicos - que fazem uma barreira mecânica e impedem fisicamente que a radiação chegue ás células da pele.

Não sou química, sou simplesmente uma interprete da ciência, mas se tivesse de recomendar um protetor seria os mecânicos, são feitos de oxido de zinco e dióxido de titânio e parece que estes não têm os efeitos secundários dos outros.
Se só se sente segura com protetor, então procure um protetor com oxido de zinco e dióxido de titânio.

A historia dos malefícios do sol, talvez não passe de uma historia  que nos queiram contar
 Apanhar sol na pele produz uma hormona, chamada de Vitamina D, que reduz o risco de diferentes tipos de cancro, inclusive o de pele. Surpreendente não é?
Estudos mostram que a mortalidade pelo cancro melanoma torna-se mais reduzida quando se apanha sol, quando se fica exposto aos raios UV.
As lesões de melanoma não tendem aparecer na pele que foi mais exposta ao sol, a revista medica The Lancet diz "paradoxalmente, trabalhadores ao ar livre têm um risco menor de terem melanoma que os trabalhadores de interior, o que sugere que a exposição solar pode ter um efeito protetor."

O aumento do melanoma maligno cutâneo tem sido nas pessoas que trabalham sem estarem expostas à luz solar, as pessoas que trabalham ao ar livre e que apanham sol, como todos os nossos antepassados fizeram, não têm este tipo de cancro, veja aqui  por isso até que ponto é que a historia do sol provocar cancro, não é somente uma historia?

O meu conselho é que apanhe sol e oiça seu corpo, quando o sol está a prejudicar o seu corpo dá-lhe o sinal, para você ir para a sombra, para se tapar, colocar um chapéu, nós sentimos.
Tenho a felicidade e a oportunidade de fazer 1 mês de praia anualmente, e praia significa sol, muito sol, e digo-vos que não uso protetor solar, e nada acontece, não fico vermelha, não descamo...tomo as minhas precauções...entre 12h e as 16H não estou na praia.
 Provavelmente vim baralhar-vos, no entanto a minha intenção não é para que confiem em mim, mas para que investiguem e tirei as vossas conclusões, que de certeza serão as melhores. Bom Sol.

Sem comentários:

Enviar um comentário