quinta-feira, 9 de julho de 2015

Almoço Vegetariano


Fomos habituados a comer o que comemos, estamos condicionados por tradição a comer carne, mas porque não fazer algumas refeições sem ela?
Não vou apontar os prós de não se comer carne, cada um tem a sua crença, no entanto penso que é razoável e aceitável por todos, experimentarmos fazer  refeições vegetarianas como a que mostra a figura, que por acaso foi o almoço da minha filha e meu.
O prato está composto por uma salada de tomate cherry, alface, agrião, cebola e coentros; milho cozido; arroz integral; alguns feijões verdes e cenouras cozidas.



Salada - Faço sempre salada, acredito que nosso organismo precisa de alimentos crus, normalmente faço a salada com os ingredientes da época, os tomates foram me dados por uma vizinha maravilhosa que sabe que eu adoro alimentos biológicos e criados perto de onde vivo, assim como a cebola. As alfaces comprei numa senhora que planta, penso que não devem ter produtos químicos, quanto ao agrião, sei que é de estufa, muito bonito, muito tenro, mas não sei como é alimentado.
A salada foi temperada com sal marinho, sumo de limão e azeite.

Milho - Na maior parte do ano não como milho, porque não gosto do enlatado, nem do congelado e simplesmente não uso. Mas, nesta altura do ano chegam ao mercado as bonitas maçarocas, vindas de agricultores locais, então eu não resisto a estes grãos amarelos.
Retiro as capas mais exteriores da maçaroca  e coloco numa panela com agua a cozer - simplesmente assim, nem uso sal. Depois de cozido, após 10 minutos de fervura, deixo arrefecer um pouco e com a faca retiro os milhinhos.

Arroz integral - as pessoas que querem ter mais saúde, saírem de problemas patológicos, que querem que seus filhos cresçam com os nutrientes necessários ao corpo humano, devem preferir sempre alimentos integrais, ou seja aos quais não foi retirado nada.
Por vezes penso que há muita confusão nos nomes dados aos alimentos, veja - o arroz integral devia ser chamado simplesmente de arroz, porque o arroz é um cereal que quando a Natureza o cria, fá-lo de uma forma integral ou seja com tudo aquilo que é arroz. Aquilo que nós chamamos de arroz é que está errado devia de ser chamado de arroz branco, ou melhor arroz vazio, arroz roubado, ...enfim muitos nomes se adaptavam. Fomos habituados a comer alimentos refinados, mas pense, será que devemos continuar com este erro? Porque não mudar? Porque não passamos a pôr na mesa arroz integral?

Este prato não é o exemplo de uma refeição perfeita, do meu ponto de vista tem muito cozido, só a salada é crua, mas foi o meu almoço... e no dia de hoje os alimentos cozidos que estão neste prato são os únicos, todas as outras refeições consistiram em alimentos crus, essencialmente fruta...afinal estamos no Verão.

Sem comentários:

Enviar um comentário