terça-feira, 2 de junho de 2015

Prejudicamos a Saúde com este erro


Quando estamos doentes fazemos muitas coisas, mas parece que não damos importância aquilo que é o B-A-BÁ da saúde - respirar, comer e dormir. 
Dormir... dormir bem é um dos fatores base da saúde.

Dormir bem não é menos importante do que comer bem. Não dormir o suficiente ou ter distúrbios no sono altera prejudicialmente o nosso relógio biológico pré-programado com os ritmos certos das atividades biológicas e isto pode ser uma porta de entrada para desequilíbrios que levam a problemas mais graves. Acha que estou a exagerar?
O Journal Of American Medical Association ( JAMA) diz que alterações ou privação de sono pode agravar doenças como:
- Doença de Parkinson
- Doença de Alzheimer
- Desordens do aparelho digestivo
- Doença renal
- Esclerose Múltipla
- Problemas comportamentais em crianças

Vivemos tempos agitados, onde tudo é mais rápido, a informação chega rápido, nós transportamo-nos rápido, queremos e por vezes é-nos exigido sermos rápidos, enfim tudo está a correr... e nosso corpo, nossa mente e nossa biologia humana tem de se adaptar, o que nem sempre é fácil, o que nem sempre acontece. Por isso é  importante darmos atenção ao sono e à qualidade do sono, ele funciona como um antidoto deste sistema agitado, carrega as baterias para a vida do dia seguinte.

Num estudo descobriram que os ratos que tinham ciclos de sono perturbados ficavam mais gordos, com menos flexibilidade mental e mais impulsivos. Os pesquisadores encontraram nesses ratos com perturbações no sono, alterações nas hormonas metabólicas e diminuição da complexidade dos neurónios na região do cérebro responsável pelo controle emocional.

Você quer ter boa memoria? Durma bem
Você quer ter criatividade? Durma bem
Você quer desenvolver aquilo que aprende? Durma bem
Quer ter resiliência emocional? Durma bem
Quer ter capacidade de lidar bem com o stress? Durma bem
Quer ter humor e estabilidade emocional? Já sabe a resposta.

As horas  que dormimos não têm um efeito cumulativo, ou seja não serve muito dormir pouco tempo durante a semana e ao fim de semana tentar recuperar, é importante que diariamente façamos todo o possível para dormirmos as horas que precisamos.
E quanto precisamos?
De um modo geral precisamos entre 6 a 8 horas, no entanto existem exceções, as pessoas que comem muito pouco ao jantar ou preferem beber líquidos tendem a não precisar de tantas horas de sono. Depois existem aquelas pessoas que mesmo dormindo 8 horas acordam cansadas  com vontade de dormir mais, o que pode indicar uma baixa nas suprarrenais, o que a Medicina Chinesa chama de vazio do rim. Cada pessoa é um caso, por isso o meu conselho é que seja sensível e oiça o seu corpo.


Não esqueça isto: nós prejudicamos a Saúde se não dormirmos o sono dos anjos, ninguém consegue ser saudável se não dormir adequadamente à biologia humana, ninguém consegue ser saudável se tiver que tomar medicamentos para dormir. 

Sem comentários:

Enviar um comentário