terça-feira, 10 de março de 2015

Porque deve a Alimentação ser a Base de qualquer tratamento? Porque não podemos falar em Cura, sem falar em Nutrição?


A resposta a estas perguntas está na fisiologia humana.
Como pode haver um "querer se curar" sem se levar em conta a fisiologia celular, o entendermos como vivem as nossas células, aquilo que as nutre, as forma, no fundo aquilo que lhes dá vida.
Nosso corpo é constituído por triliões de células; células são entidades inteligentes em que cada uma delas tem a sua função, as células do seu sistema imunitário sabem que têm que defender, as do olho que têm que ver, as do fígado que têm que metabolizar...todas trabalham em prol do Todo, que é o corpo humano.
Como todo o Ser vivo, as células para realizarem as suas funções precisam de matéria-prima, e estima-se que em media precisam de perto de 50 nutrientes diferentes.
E, de onde vêm os nutrientes?
Simplesmente...da comida que comemos.

Estão a perceber a importância da comida que ingerimos?
Em estimativa, julga-se que diariamente renovamos 50 milhões de células, isto é genial, pois assim temos sempre a oportunidade de podermos construir células mais saudáveis. Nós hoje, fisiologicamente não somos o que eramos ontem, nem o que vamos ser amanhã.
Se todas a nossas células se renovam, nós de tempos a tempos temos um fígado novo, uma pele nova...um corpo novo, então porque não alteramos facilmente os estados patológicos? A questão põe-se na qualidade da renovação, como acha que as células vão-se renovar quando se come açúcar, farinha branca, produtos sintéticos, medicamentos, etc? Não pode ser boa, certo?
Assim, renovamos células, mas doentes e se nossas celulas estão doentes, nós ficamos doentes, e não é má sorte é resultado daquilo que se ingeriu.

Por exemplo, será que a alimentação tem alguma coisa haver com o pensar melhor?
A manutenção da função nervosa, assim como de qualquer outra precisa de nutrientes. Existem nutrientes que chegam até ao cérebro e regulam o processo mental, como por exemplo o magnésio. Se devido a uma alimentação errada não ingerimos magnésio não vamos formar a acetilcolina, e o que é a acetilcolina? É um neurotransmissor responsável pela formação de memoria.
A criança vai à escola, houve a professora mas não consegue se lembrar, porquê? Será que está bem nutrida, ou será que falta magnésio e isto entre outras substâncias?
Bem nutrida, não é sinonimo de comer todas as refeições, ou de estar com o peso adequado, bem nutrida significa comer alimentos adequados à fisiologia humana, comer alimentos ricos em nutrientes que vão alimentar as células, são elas que fazem o trabalho todo.

Dentro de cada célula existe o ADN, que contêm todas as informações sobre nós, mas por vezes ocorrem danos na expressão genética, sabe quem repara estes danos?
É simplesmente o ácido fólico, uma vitamina do complexo B - B9, esta vitamina é a peça chave para a síntese, para a replicação e para o reparo do ADN.
E, os exemplos podiam continuar, porque nada se faz dentro do nosso corpo sem nutrientes, ou então até se faz, mas com deficiência, ou com o corpo a ir buscar ás reservas, e consequentemente com sintomas que muitas vezes equivocadamente chamamos doenças.

A única forma de recuperarmos e resgatarmos o fisiológico é voltar à Natureza, é comer comida verdadeira que a Terra dá. A nutrição, a forma correta de nos alimentarmo-nos devia de ser ciência e o problema é que está a ser dada como ideologia, ideologia da industria de alimentos que bombardeia informações equivocadas e que quer vender cada vez mais, por isso cabe a cada família interpretar o Marketing e separar o trigo do joio.

Alimentação em casos práticos
Se alimentação é a base de qualquer tratamento verdadeiro, isso significa que se eu incorporar uns alimentos e retirar outros, me curo? Por exemplo, se tiver asma, se tiver com uma lombalgia, uma ciática ou com uma urticaria, resolvo o problema?

Em todas as patologias há uma nutrição que não está adequada, ou porque falta nutrientes, ou porque aquilo que come por qualquer motivo não é absorvido, ou então come substancias estranhas químicas e que o corpo reconhece como invasoras e que por sua vez tem que inflamar para as poder eliminar, entre estas substâncias estranhas estão todos os aditivos químicos inclusive os medicamentos. Isto significa que há sempre muito a fazer  a nível alimentar em todas as doenças e que é por aqui que se deve começar, por rever a alimentação.

No casa da asma...vamos supor que hoje a pessoa tem uma crise e hoje retira tudo aquilo que se conhece que a prejudica e passa a incorporar uma alimentação com comida natural, fica automaticamente sem crises de asma? Com certeza que não. A crise asmática que tem é o resultado de erros que fez tempo atrás, por vezes por muitos anos, não pode querer em um dia ou em uma semana resolver o problema. Começa é a fazer uma boa nutrição para que chegue ás células todos os nutrientes, e inibe o mais possível substancias estranhas, também deve através de meios naturais tirar a toxemia que existe nos tecidos e que os leva a inflamar, tudo isto junto vai cimentar a cura da asma, a cura da lombalgia, da ciática ou da urticaria. Claro que junto com uma boa nutrição, devemos fazer tratamentos naturais locais, e traduzamos naturais por não invasivos. Qualquer destes desequilíbrios, seja asma, a urticaria, a ciática além de um tratamento interno deve ser feito um tratamento externo local de forma  a que esses tecidos doentes tenham acesso a uma melhor oxigenação e circulação sanguínea e energética, única forma de reavivar tecidos e de fazer com que os problemas se solucionem. Falei aqui em circulação sanguínea, o meio pelo qual as células se alimentam, por isso esse sangue precisa de estar rico em nutrientes para assim alimentar esses tecidos doentes.
Penso que estão a perceber, nós primeiro comemos adequadamente, formamos sangue rico em nutrientes, juntamos um tratamento externo relacionado com o local do problema para que esse mesmo sangue chegue com mais facilidade a esses tecidos e os possa alimentar, oxigenar e levar aquilo que já não interessa. Ao continuarmos a proceder desta forma, vamos com certeza chegar ao tratamento verdadeiro, aquele que não mascara sintomas, antes pelo contrario, re-equilibra e soluciona. O tempo que demora vai depender da vitalidade da pessoa, de como ela se encontra, da sua nutrição celular, da sua toxemia interior, da persistência dos tratamentos externos e se o seu problema é agudo ou cronico, mas tudo começa lá em cima, na boca e com aquilo que engolimos.


1 comentário:

  1. Antes de mais, muitos Parabéns pela partilha de informação útil que aqui disponibiliza. A minha irmã (que é uma assídua leitora deste blogue) tem desde junho passado uma urticária que se revela mais de noite em diversas partes do corpo (mãos, braços, pernas, nádegas) com o aspeto de manchinhas irregulares que ficam em alto relevo, provocando muito ardor. Após consulta com dermatologista tomou medicação à base de cortisona e antiestamínicos sem melhoras significativas. Começou então a fazer uma alimentação regrada com sementes, erva de trigo e alimentos sem glúten por sugestão de médica nutriquântica. Melhorou em alguns aspetos mas na urticária não. Após a leitura deste artigo ficou com dúvidas quanto aos possíveis tratamentos externos locais não invasivos que se possam fazer para o caso da urticária. Poderia informar melhor neste blogue a que tipo de tratamentos se refere? Desde já, o nosso agradecimento.

    ResponderEliminar