quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

O que fazer quando uma criança chega a casa a espirrar e com tosse?


Quando uma criança chega da escola abatida, trémula com frio, mãos frias, pingo no nariz, espirros e alguma tosse, é sinal de Resfriado, o que em Portugal se chama de Constipação.

 O que pode fazer?

O jantar da criança deve ser uma sopa, de preferência feita na altura. Uma sopa com alimentos ricos em nutrientes que ajudem o corpo na sua sintomatologia. 

Por Exemplo:

Fazer um puré com 1 batata, 2 cenouras, 1 cebola grande, 4 dentes de alho. Cozer, triturar e acrescentar folhas de agrião.


Se a criança sentir frio, um excelente tratamento é fazer o antigo Escalda- pés. 

Sentar a criança e colocar seus pés numa bacia com água quente. Começar com água morna e depois ir acrescentando água quente, de acordo com a tolerância da criança. Deve estar de 15 a 20 minutos. Secar bem os pés e calçar umas meias.



Enquanto faz o Escalda-pés, também pode fazer vaporização nasal. 

Fazer um cozimento de folhas de Eucalipto, deitar numa bacia e colocar a criança a respirar os vapores, com uma toalha por cima da cabeça, como mostra a imagem. No lugar das folhas de Eucalipto também pode usar 2 gotas de óleo essencial de Eucalipto.


O chá de Orégão, ao qual pode acrescentar 1 pau de canela e uma rodela de casca de limão dará uma excelente ajuda. Pode adoçar com mel.


No quarto onde a criança vai dormir, colocar na mesa de cabeceira, um pires com uma cebola cortada em pedaços.

Ao deitar a criança, untar as plantas dos pés com Vick Vaporub, e calçar umas meias.

Aconchegar a criança, dar-lhe um beijinho ternurento e confiança de que tudo passará. Que é normal termos Resfriados.

E desta forma, o Resfriado se foi.


Sem comentários:

Enviar um comentário