segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Limão - o fruto da Saúde


Continuar a alimentar o corpo da mesma maneira e querer que este se torne diferente é um sonho que duvido que se realize.
A pessoa tem um problema de doença, seja ela qual for e não se interroga sobre como tem vivido, não muda nada, continua a comer da mesma maneira, a pensar igual e viver o mesmo estilo de vida, com certeza que essa doença vai continuar.

Quer aceitemos ou não, o bom senso mental não pode negar que a alimentação tem um papel crucial na saúde, e que os alimentos agem profundamente dentro do nosso corpo, são eles ou melhor é a informação que eles contêm que vão dizer ás nossas células e aos nossos genes como eles têm de se comportar. Por isso todas as doenças sejam elas classificadas de físicas ou mentais se curam ou melhoram com uma alimentação adequada à maquina humana.

Um alimento que ocupa o primeiro lugar entre as frutas curativas é o limão, considerado sagrado pelos Ayurvedicos.
É uma joia que a Natureza põe ao nosso dispor.
Pelo que me apercebo, não é sempre visto assim, e há até quem pense que ele prejudica o estomago, o fígado, que faz mal à vesicula, etc...
Errado...quem pensa isto nunca tomou limão.
O limão desempenha um efeito importantíssimo como "destruidor de ácidos", porque estimula a produção de carbonato de potássio no organismo, o que neutraliza acidez nos líquidos que banham as nossas células. Sem acidez nos tecidos, não há dor, não há inflamação, não há nenhuma ...ite, as bactérias, os fungos e os vírus só se instalam em tecidos ácidos.
Mas, se o suco de limão é acido, como é que tira os ácidos no nosso corpo?
O limão tem um principio ativo chamado ácido cítrico, que quando chega ao nosso estomago e é digerido se comporta como um alcalinizante e assim neutraliza a acidez interna, por isso ele é particularmente eficaz na acidez de estomago. Quando lhe doer o estomago não pense em mais nada, esprema meio limão e beba.

Quando não se sentir bem, em qualquer sintoma ou problema não hesite em tomar limão. Tanto crianças como adultos devem fazer uso do limão.
Lembre-se disto - em todas as doenças o limão é rei, ele só pode ajudar. Há livros só a falar do limão.

O limão é embalado pela Natureza com vitamina C, Vitaminas do complexo, potássio, ferro, cálcio e magnésio, e além de tudo isto que é medido, também é um reservatório de energia solar, energia essa que ao ser consumida chega ás nossas células.
Convém usar limões "caseiros" sem muitos pesticidas.

 Vejamos alguns dos benefícios de beber sumo de limão:
- Reduz a inflamação
A esmagadora maioria dos sintomas de doenças são inflamações, e o limão tem propriedades antiinflamatórias, pois como já referi o sumo de limão neutraliza acidez que é a principal causa de inflamação dos tecidos.

- Ajuda a perder peso
Ao beber sumo de limão, ele reequilibra energeticamente o estomago e a pessoa não terá ataques de fome. Também ajuda na limpeza do fígado, além de estimular a produção de bile, o que previne a formação de  cálculos biliares e uma melhor metabolização das gorduras alimentares assim como uma melhor evacuação intestinal.

- Ajuda o sistema imunológico/ linfático
Beber agua com limão ajuda qualquer dor de garganta, porque tem propriedades antibacterianas, trabalha com o sistrema imunológico para intercetar e eliminar os micróbios patogénicos. Beber agua com limão ajuda o sistema linfático, e é ele que recolhe o "lixo" do corpo.

- Pode reduzir as infeções fúngicas na boca
 Um estudo publicado na revista International Journal Of Fitoterapia designou o sumo de limão o meio mais eficaz para a candidíase oral ( sapinhos) em pacientes com HIV.

- O consumo diário de sumo de limão diminui a prisão de ventre e o mau hálito.

- Pode reduzir o risco de cancro de esófago
O limão contêm flavonas, que está associada a uma diminuição de cancro de esófago.

- Ajuda a reduzir os cálculos renais
Pesquisadores do Hospital de Istambul defendem o sumo de limão como uma alternativa viável para o citrato de potássio no tratamento de cálculos renais.

Para a Medicina Natural qualquer tratamento inclui limpar, nutrir e regenerar, por isso em qualquer tratamento entra o limão, ele limpa e ele nutre, é disto que precisamos.
Não estou a dizer que a pessoa bebe sumo de limão e fica boa, não é isso e não é desse jeito, estou a referir o que é defendido desde a Antiguidade, que o Limão faz parte daqueles alimentos que desde de sempre se defendeu como os melhores para cuidar da Saúde e se nós cuidarmos da saúde o corpo cuidará da doença.


Também pode ler:

Tratamento Natural da Colite Ulcerosa

Sem comentários:

Enviar um comentário