segunda-feira, 31 de março de 2014

A Folha de Louro deve ser usada por quem tem diabetes


Um estudo feito no Departamento de Nutrição Humana no Paquistão, demonstra que as Folhas de Louro (Laurus nobilis) melhoram a função da insulina in vitro. (1)

Quarenta pessoas com diabetes tipo 2 foram divididas em 4 grupos e receberam cápsulas contendo 1, 2 ou 3 gramas de Folhas de Louro moídas por dia durante 30 dias ou um placebo seguido por um período de eliminação de 10 dias. Todos os três níveis de Folhas de Louro reduziram a glicose sérica com reduções significativas variando de 21 a 26% após 30 dias. 

O colesterol total diminuiu, 20 a 24%, após 30 dias com maiores diminuições no colesterol da lipoproteína de baixa densidade (LDL) de 32 a 40%. O colesterol da lipoproteína de alta densidade (HDL) aumentou 29 e 20% nos grupos que receberam 1 e 2 gramas de Folhas de Louro, respetivamente.

Os triglicerídeos também diminuíram 34 e 25% nos grupos que consumiram 1 e 2 g de folhas de louro, respetivamente, após 30 dias. Não houve mudanças significativas no grupo do placebo.

A Folha de Louro quando consumida demonstrou diminuir o risco de diabetes tipo 2 e fatores que predispõem a doença cardiovascular.



Quando a Folha de Louro é adicionada aos cozinhados e fervida, larga os seus princípios ativos, que são além de saborosos são benéficos para a nossa Saúde.

Árvores de Louro há por todo o Portugal, por isso é um recurso de Saúde barato, fácil de fazer e que faz toda a diferença no sabor dos cozinhados.

 Não vamos pensar que cozinhar com Folhas de Louro vai resolver a Diabetes tipo 2, mas se juntarmos às nossas refeições aquilo que é benéfico e retirarmos aquilo que nos prejudica, vamos pouco a pouco, começar a ajudar o nosso corpo a se restabelecer com as coisas certas.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Cebola tem propriedades Antianémicas

imagem copiada net
Somos feitos da mesma matéria daquilo que é feito a Natureza do que nos rodeia.
Quando por algum motivo, nosso corpo se desequilibra, só precisamos de olhar em volta e ver o que podemos fazer para ajudar o corpo a voltar à sua normalidade.
Em casos de anemia, um dos alimentos funcionais que devemos de consumir numa rotina diária, é a cebola - cebola crua.
A cebola e rica em ferro, fosforo e vitamina E, o que ajuda na fabricação do sangue.
Coma diariamente, de uma a duas cebolas diárias.

É fácil, basta juntar à sua salada diária, pode usar cebola branca ou roxa.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Toque... Abrace... e faça frente ao Stress, com a Oxitocina

imagem retirada net
Não tenho duvida de que fomos feitos com tudo, para podermos produzir tudo e para que dessa forma possamos usufruir o melhor de tudo.
A maior parte daquilo que sentimos, é reflexo de reações químicas e hormonais que existem no nosso corpo e uma das grandes intervenientes é a OXITOCINA.

A Oxitocina é uma hormona produzida no hipotálamo e liberada no sangue através da glândula pituitária.
Está presente no momento mais importante para a mulher que é na altura do parto, mas também interage nas nossas emoções e nos nossos relacionamentos.
É a hormona do Bem-estar...da Felicidade.

Quanto mais Oxitocina produzirmos, melhor somos capazes de lidar com os aspetos stressores da vida, ou seja dentro de nós esta hormona combate o stress, reduz a pressão arterial e diminui a ansiedade e os medos, ajuda nosso organismo a recuperar a homeostasia e desta forma nosso sistema imunitário se restabelece.
Ela mantém nosso coração em forma.

Todos temos que querer aumentar nossos níveis internos de oxitocina, para que o Mundo fique mais "cor-de-rosa", no fundo ele já é, só temos de o olhar com os olhos certos.

Como Estimular a Secreção de Oxitocina?
A natureza não falhou e criou muitas formas de fazer com que nosso organismo segregue a Oxitocina:
- Através do ato sexual prazeroso.
- Com caricias, com mimos, com afeto.
- Com massagem ( 15 minutos de massagem aumenta os níveis de oxitocina).
- Dar festas ao animal de estimação ( o cão não é só o nosso melhor amigo, é um grande amigo da Oxitocina).
- Praticar ioga, meditação ou exercícios respiratórios.
- Cantar, cantar em grupo, sozinho com o seu cantor preferido...
- Sentir emoções positivas, como apaixonar-se, receber um premio, participar numa iniciativa...
Tudo aquilo que estimula os nossos sentidos de uma forma prazerosa potencializa a produção de Oxitocina.
No entanto, tudo está ligado e interdependente e por isso não podemos ter défice de Vitamina C - o que se resolve aumentando a ingestão de frutas e verduras em seu estado natural.

Percebemos assim, que podemos ser mais felizes e mais saudáveis, se nos tocarmos mais, se nos abraçarmos mais, se olharmos nos olhos de quem nos é querido...