sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

O "Papão" do Colesterol


O video abaixo é do Dr. Lair Ribeiro que é medico com Mestrado em Cardiologia.

É bom ter os valores do Colesterol baixo?
A teoria do Colesterol é medico-cientifica ou politica?
Os idosos morrem mais quando têm o Colesterol alto ou baixo?
Quando usamos medicação para baixar o Colesterol, estamos a prevenir ou agravar as doença cardíacas?

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O que nos indica o fato de " Ter Cabelos Brancos"?

imagem copiada net
Os cientistas centram a explicação de que o cabelo esbranquiça, porque os melanócitos, células que produzem a melanina (pigmento que dá cor ao cabelo e á pele) para de funcionar gradualmente e de acordo com nossa disposição genética.
Em 2009, outros pesquisadores (1) defenderam que a causa do aparecimento dos cabelos brancos devia-se a um processo de envelhecimento conhecido como estresse oxidativo, que no fundo é uma forma de toxicidade interna.

Para a Medicina Tradicional Chinesa, a qualidade do sangue e a saúde dos rins reflete-se muito na força e na cor do cabelo.
 Alguns dos alimentos que fortalecem o sangue e os rins, são a clorofila, o mel, as sementes de sésamo preto, algas, urtigas e suco da grama do trigo, além de que se deve evitar os lácteos, a carne e o sal refinado. Também é muito importante viver uma vida calma, não há bom rim, se houver stress ou medo, e estes são manifestações emocionais da fraca energia renal.
Mas, o cabelo grisalho prematuramente também pode indicar distúrbios da tiroide (Doença de Graves, Tiroidite de Hashimoto, Hipertiroidismo, Hipotiroidismo), deficiência em Vitaminas (A,B5, B6, B12) assim como anemia e falta de zinco e cobre.
Porque temos nós estas deficiências nutricionais?
Normalmente estão relacionadas com a má absorção intestinal, ligadas a más digestões ou a doenças como a Crohn, doença celíaca, ou a putrefações intestinais devido à falta de bactérias benéficas com presença das nefastas.  

Conta-se que Ann Wigmore, aos 50 anos tinha a cabeça cheia de cabelos brancos, mas para fazer frente a um cancro mudou a sua vida e passou a comer cru, com muita clorofila e suco da grama do trigo, por isso ficou a ser conhecida pela mãe do Wheatgrass.
Diz-se que em pouco tempo, ela recuperou a saúde e juntamente a coloração do cabelo.

Temos de olhar com atenção e amor para todos os recantos do nosso corpo, e perceber que qualquer anomalia é sempre um reflexo, ou de acumulação de "toxinas" ou de falhas nutricionais, por isso a solução passa sempre por Limpar e Regenerar.


(1)Pesquisadores da Universidade de Bradford, na Grã-Bretanha e pesquisadores da Universidade de Greifswald na Alemanha. O estudo foi publicado na ultima edição da publicação Faseb (Federação das Sociedades Americanas para Biologia Experimental).

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Basta uma boa refeição para começar a Curar o Corpo


Acredito que todas as pessoas têm a consciência de que um bitoque (1) prato tradicional com bife, batatas fritas e ovo estrelado, seguido de uma sobremesa bem portuguesa, é um mau prato e uma má refeição para o nosso organismo e nossa saúde.

Uma única refeição má, produz dano ao nosso corpo.
Uma refeição como a referenciada acima vai provocar um aumento dos níveis de açúcar no sangue, o que se chama de "Hiperglicemia pós-prandial", que a longo prazo leva a um aumento de problemas cardíacos, mas de imediato também nos prejudica, visto que esta simples refeição aumenta a formação de radicais livres, assim como a inflamação sistémica e a pressão arterial, havendo uma subida e uma queda dos valores
da insulina que faz com que sinta fome pouco tempo após a refeição.

Como se sente quando acaba de almoçar?
Sonolento?
Sem energia?
Com inchaço abdominal?
Tem mau humor?
Sente seu cérebro enublado?
Tudo isto são sintomas de que não deu ao corpo o combustível que ele necessita para fazer o seu trabalho corretamente.

Neste momento podemos pensar..."com tantos bitoques, hambúrgueres e sobremesas, quanto mal eu já fiz?
É verdade, fazemos muito mal ao nosso corpo, por isso ele grita muitas  vezes, mas a boa noticia é que podemos reverter esse processo com a próxima refeição.
Como disse o salmista, nosso corpo foi feito maravilhosamente e projetado para ser saudável, ele quer e luta para não ser doente e faz Tudo para ficar no seu estado de equilíbrio. A nós, cabe-nos a tarefa de lhe dar as ferramentas adequadas e segundos estudos, basta uma única refeição para mudar toda a historia, depois outra e outra e vai por ai fora...

Somos nós individualmente que nos curamos, e para isso precisamos de obter conhecimento dos alimentos que nosso corpo precisa e desta forma, que é a única, entramos no Caminho da Saúde Real e tudo isto começa com uma refeição de cada vez. 

(1) Prato tradicional com bife, batatas fritas e ovo estrelado.
Referenciei o bitoque, mas podia de igual modo ter dado muitos outros exemplos de pratos semelhantes.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Quem Cura?


imagem copiada net
No séc. XVIII, o pensador iluminista Voltaire respondeu a esta pergunta e disse:
 " A Medicina é a Arte de entreter o doente, enquanto a Natureza cura."
Já pensou nisto?
Concorda? 

Hipertensão - Faz parte da sua Vida?

imagem copiada net
A Hipertensão está presente na maioria das pessoas com mais de 50 anos. Faz parte do trio do colesterol, glicemia e hipertensão.
Quando é detetada, o medico prescreve medicamentos anti-hipertensivos, para que nosso corpo apresente uma pressão arterial com os valores de referencia indicados.

É importante fazer algo, para não sair muito dos valores de 12/8; pois a pressão arterial elevada leva a AVC, doença cardíaca, insuficiência renal e outras doenças.
Só que infelizmente, está generalizado que ao tomar a pilula anti-hipertensiva o problema fica resolvido e como nos mostra a realidade, não é bem assim. Quantas pessoas não mantêm os valores dentro do normal com medicação e mesmo assim sofrem um AVC?
O que causa a alteração da pressão arterial mantêm-se, o que se consegue com a medicação é alterar os valores; se após anos a tomar medicação deixar de o fazer, vai ter mais desequilíbrio do que tinha inicialmente quando iniciou o tratamento, o que prova que não houve nenhuma melhoria.

Não estou a incentivar a deixar a medicação, só quero lhe dizer que pode fazer realmente algo benéfico para ajudar o seu corpo a reduzir a pressão arterial.
Pode fazer isso através da dieta


, do exercício

 e do controle do stress

Não negligencie estes pilares de recuperação do equilíbrio, eles podem não lhe descer a tensão de um momento para o outro, mas ao fim de uns meses de ter uma dieta mais saudável, fazer exercício diariamente e controlar o stress vai verificar que não precisa da medicação ou de tanta dosagem ( deve sempre consultar o medico).

Além disso, existem plantas e suplementos, como a Vitamina C, o magnésio e outras ferramentas terapeuticas que podem trazer benefícios adicionais.