sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Parlapiando sobre o COCO


Estou a escrever e a comer. O quê, perguntam vocês?
Uma papinha com leite de coco, uns flocos de aveia, bagas gojis, sementes de papoila, sementes de chia, sementes de sésamo preto.
Faço muitas vezes leite de coco, é muito fácil, mais difícil é abrir-lo. Bato a polpa branquinha com água e coo, da mesma forma que faço todos os outros leites e sucos de frutas e vegetais. Quando é para beber unicamente o leite, eu coo e uso a fibra para outras coisas, mas quando é para fazer papa, prefiro bater unicamente, assim como o coco no seu todo.
Sempre que encontro cocos compro, porque tenho a noção que é uma fruta verdadeiramente importante, mesmo não sendo da nossa região.

Nos últimos 50 anos a gordura saturada tem sido apontada como algo ruim para a saúde, mas não podemos colocar todas as gorduras no mesmo saco, elas não são todas iguais, uma coisa são as gorduras saturadas criadas na natureza e outra coisa é a gordura saturada criada pelo homem. As gorduras saturadas fabricadas pelo homem são artificialmente manipuladas por um processo de hidrogenação, no qual juntam átomos de hidrogénio a óleos fabricando as infelizmente tão vendidas margarinas, que muitos ainda defendem como o mais saudável, mas a comunidade cientifica defende que devem ser evitadas.
Mas devem ser evitadas todas as gorduras? Mesmo a de coco?
É que a gordura de coco também é saturada.
Bem, as evidencias o que dizem é que ingestão de gordura mesmo a saturada, mas que seja natural nunca teve um efeito prejudicial na saúde das populações.

Um dentista ( Dr. Weston Price) nos anos 30 visitou as ilhas do pacifico sul e relacionou a alimentação daquele povo com as suas doenças. Nestas ilhas tropicais os cocos abundavam, logo eram um dos principais alimentos, ou seja comiam muita gordura, mas a doença cardíaca não existia, nem tinham artérias entupidas, nem obesidade.

O que é importante perceber é que as gorduras não são todas iguais, grande parte dos ácidos gordos do coco são de cadeia média como ácido cáprico, o ácido caproico e o ácido láurico que fazem maravilhas no nosso corpo.
O teor de gordura saturada do coco é muito semelhante ao leite humano, por isso é de fácil digestão e gera energia rapidamente.
O Coco é um alimento funcional, tem funções especificas na saúde, cerca de 50% da gordura do coco é o ácido láurico que dentro de nós se transforma em monolaurina, um excelente "medicamento" com ação antibacteriana, antiviral, antiprotozoária. É um destruidor de vírus e bactérias gram-negativas, por isso é um preventivo da verdadeira gripe, do herpes, de bactérias patogénicas, etc.

Sabia que o coco ajuda a combater a diabetes?
O coco é um hidrato de carbono, mas é diferente dos outros, ele  não precisa de insulina, seus ácidos gordos vão diretamente para o fígado e são disponibilizados como energia imediata.
É um excelente alimento para os diabéticos tipo 2.

Coco é bom para a tiroide e emagrece
É verdade, nos anos 40 alguns agricultores tentaram usar o óleo de coco para engordar o gado, mas ele não funcionou, antes pelo contrario os animais ficaram mais ativos e mais magros.
E, não é o que desejamos? Ser ativos e magros. O coco ajuda a estimular o metabolismo assim como a atividade da tiroide, logo também acelera a regeneração celular. E tem magia, estudos dizem que emagrece quem é gordo mas engorda quem é magro.

Óleo de coco na pele
 É um hidratante de excelência, não devemos colocar na pele nada que não coloquemos na boca, e o óleo de coco é realmente ideal para cuidar da pele, ajuda a proteger contra os efeitos do envelhecimento dos radicais livres, logo ele também pode ser considerado um antioxidante que pode ajudar a restaurar a pele. As grávidas necessitam de muita hidratação principalmente na pele da barriga e das mamas, o óleo de coco é uma excelente opção, pois não é aconselhável usar creme com químicos.

O coco é um fruto que dá provas da sua riqueza.

Sem comentários:

Enviar um comentário