terça-feira, 16 de setembro de 2014

Tratamento Natural para Dor de Cabeça


Um dos transtornos de Saúde mais comuns, aquele que acredito que toda a pessoa uma vez na vida teve é a dor de cabeça.
A dor de cabeça não é uma doença, a não ser que tenha batido com ela, é um sinal de aviso, uma luz amarela ou vermelha que se acende para nos informar que algo não está bem e normalmente não é com a cabeça; fomos tão bem criados que temos sensores de aviso e como qualquer aviso tem de ser levado a sério, por isso é perigoso desligar a luz sem levar em conta o aviso.

A pessoa come alimentos que o corpo não digere bem, dorme em lenções perfumados quimicamente ( amaciadores de roupa) durante oito horas e com a janela do quarto fechada, no outro dia de manhã tem dor de cabeça - é normal. Esta pessoa tem uma tecnologia metabólica perfeita, não tem problema algum, o real problema está nas condições erradas que damos ao corpo.
Qualquer solução farmacológica não melhora este desequilíbrio, pode anular-lhe a dor de cabeça e desta forma a pessoa continua a fazer os mesmos atos, mas pensemos um pouco, a dor de cabeça veio para nos dizer: " não faças isso, porque isso prejudica o teu corpo, vai-te levar a problemas mais graves..." e nós anulamos esta comunicação.

Por vezes, também nos surgem as "boas dores de cabeça", foi o que aconteceu com um médico do século passado, o Dr. Max Gerson, o famoso pai da Terapia Gerson muito usada em cancro, mas ele desenvolveu essa forma de favorecer a saúde e ajudar o corpo a resolver o cancro quando tentava buscar uma saída para o seu problema, que eram as suas dores de cabeça.
Se Max Gerson tivesse conhecido Louis Kuhne tinha resolvido rapidamente as suas famosas enxaquecas.

Louis Kuhne é um pai bem antigo da Medicina Natural, como meio de ajuda ao reequilíbrio do corpo usava um dos agentes da Saúde - a Àgua. A Água faz milagres quando bem usada, no local do corpo certo e na temperatura certa, a técnica chama-se Hidroterapia. Então vejamos o que Kuhne diz sobre as dores de cabeça:
" por isso, em milhares de pessoas que tratei com dor de cabeça, observei que um único banho de acento com fricção é suficiente para fazer com que cessem imediatamente as dores mais violentas e os ataques mais fortes de hemicrania. Quando, nestes casos eu dizia ás senhoras que somente tomando um banho de assento com fricção as dores de cabeça acabariam zombavam elas de mim, mas ao fim de meia hora depois do resultado do banho entendiam o sentido de minhas palavras."

AS CAUSAS DA DOR DE CABEÇA
Há muito que a Medicina Natural diz que as dores de cabeça, tanto as cefaleias como as enxaquecas derivam de um transtorno físico ou emocional, que tem como causa principal as fermentações intestinais derivadas de más digestões pela ingestão de alimentos antinaturais ou por excesso de comida, junto com uma deficiente eliminação dos resíduos que leva à produção de gases ou fermentações.
Outras causas podem ser o ar viciado que se respira, o tabaco, o álcool, a pilula, os ruídos persistentes, as tensões emocionais, o dormir pouco ou o dormir a horas inapropriadas.
Ás vezes as dores de cabeça indicam-nos desequilíbrios mais profundos, que se mantêm há muito tempo, e assim a busca pela causa é mais complexa e difícil, precisamos de uma análise mais aprofundada, perceber quem é o doente, em que ambiente social e familiar vive, como ele come, como bebe, como respira, como está a sua coluna, como são as suas relações psicológicas, sociais, espirituais e sexuais.

O que Fazer para ajudar o corpo a não ter dores de cabeça
O tratamento descrito abaixo, pode ser feito por todas as pessoas, independentemente da causa da dor de cabeça.
Comecemos, pelo mais importante que é alimentação, então convém deixar de lado os fritos, as carnes (todas), os lácteos, os açucares e todos os alimentos refinados e industrializados. Aumente o consumo de frutas e verduras, coma fruta ao pequeno almoço, almoce salada com arroz integral, com lentilhas, com milho cozido, com grão cozido, junte uma verdura cozida como brócolos, couve flor, etc... lanche fruta e jante sopa ou leites vegetais.
Beba água, beba em jejum e fora das refeições,  entre as aguas engarrafadas escolha aquela que tiver um Ph mais alto.
Respire - Faça respirações profundas, a cada hora do relógio, lembre-se de fazer de 3 a 10 respirações profundas do tipo 4 - 7 - 9, isto é na inspiração conte até 4, conte até 7 e mantenha o ar, expire devagar e profundamente contando até 9.
Todos os dias tem que evacuar 1 ou 2 vezes, se não fizer, tome em jejum agua com limão e 1 colher de azeite extraído a frio, depois 1 colher de sopa de sementes de linhaça triturada e 3 ameixas secas hidratadas da noite anterior.
Nas dores de cabeça é extremamente importante manter os pés e as mãos quentes.
Num episódio agudo de dor de cabeça, coloque os pés em agua bem quente durante 5 minutos, depois alterne e coloque 1 minuto em agua fria, volte á agua quente e assim sucessivamente por 30 minutos. Tem de ir juntando agua quente para ir reaquecendo e pedras de gelo á agua fria. No final seque muito bem os pés e calce umas meias. Enquanto tem os pés na agua, coloque uma compressa fria na testa ou em volta da cabeça, até pode envolver uma pedrinhas de gelo na compressa, e ir mudando conforme vai aquecendo.
Este é o melhor tratamento físico que conheço, em tempos usei a acupuntura e as agulhas também reequilibram o excesso ou a deficiência da circulação do Qi (energia) e de sangue do corpo, o que provoca o desequilíbrio e a dor, mas a hidroterapia é fenomenal, e como a acupuntura só tem de ser bem aplicada.
E, porque todos os nossos desequilíbrios, e a causa de todas as nossas doenças reside no Centro, nas vísceras e na inflamação persistente do nosso aparelho digestivo, temos de completar o tratamento com aplicação de cataplasma de argila sobre o ventre durante toda a noite. A argila vai desinflamar e diminuir a temperatura dos intestinos, tendo assim uma ação direta também sobre o sistema nervoso, o stress que existe muitas vezes não é devido a problemas da vida, mas a problemas da vida celular interna, com a inflamação intestinal vamos ter um sangue viscoso que não oferece a mesma quantidade de oxigeno ás células o que  abre caminho a um mau estar geral, que vamos resolvendo à medida que desinflamamos os intestinos.

De qualquer forma, nós somos mais que o corpo, e assim temos também de olhar a nossa Vida, temos de gostar de viver, de perdoar, de esquecer o passado e perceber que o Agora é tudo, temos de Amar, amar as nossas células, os nossos órgãos, nosso corpo, nossa casa, nossa família, nosso pais, nosso planeta, nosso Criador. Lembremo-nos de uma frase de Platão que diz: "Todas as doenças vêm do corpo, da mente e da alma." 

Sem comentários:

Enviar um comentário