quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Ir contra a doença ou favorecer a Saúde?


Nestas ultimas duas semanas, tenho sentido alguma preocupação, porque parece-me que as coisas estão a evoluir tão negativamente no campo da saúde das pessoas, que é urgente mudar-se o paradigma estrutural que estamos a viver.
Uma mulher de 38 anos morre no Hospital de Vila Franca de Xira com Cancro no útero, deixa 3 filhas menores, a mais pequena com 20 meses, ou seja há menos de dois anos ela foi mãe e agora morreu - é duro.
Mulher com 35 anos, após diagnostico de degeneração de disco da coluna, descobre que tem fibromialgia e um tumor no ouvido.
E, podia continuar a contar historias...

Não critico os médicos, mas a estrutura que está implantada chamada Serviço de Saúde, que é o de "fazer algo" quando a pessoa está doente; mas mais importante do que "retirar a doença" é o de Favorecer a Saúde. É como entrar numa casa escura, não temos que ir contra a escuridão, mas abrir as janelas para entrar a luz e com a luz a escuridão vai embora.
As pessoas estão muito bem educadas para seguir o que é chamado atualmente de Medicina, toda a gente busca os anti-qualquer coisa, são anti-hipertensivos, os anti-diabéticos, os anti-inflamatórios, buscam as pilulas milagrosas e chamam-lhes "tratamento". Conhecem alguém que tenha iniciado o "tratamento" da diabetes e esteja curado? Conhecem alguém que tenha inicializado o "tratamento" da hipertensão e esteja curado? 

Mas tenho esperança, porque vejo que a Medicina Natural Genuína herdada da escola Hipocrática tem tido nos últimos anos um extraordinário avanço, muitas pessoas estão a mudar o seu estilo de vida e a procurar viver respeitando as Leis Naturais e percebendo as nossas necessidades genómicas, de forma a ter uma melhor saúde, porque ter saúde significa estar-se bem fisicamente, emocionalmente e espiritualmente.

Fico feliz em ver que neste momento a Medicina Natural está a ser defendida por médicos, médicos do Mundo inteiro, que estudam e que olham o nosso corpo, o interior das nossas células e descobriram o ADN, onde estão as instruções que dizem ao corpo como tem de funcionar e como deve ser a nossa alimentação, mas acontece que nós, na sociedade atual estamos  alimentar-nos contra as instruções da nossa própria genética e isso nos leva a doenças, e são os médicos, os pesquisadores que estão a dizer isso. Não temos doenças por azar, temos doenças por mau funcionamento do corpo como consequência do ar poluído que respiramos, da comida toxica e incorreta que comemos, pelo estilo de vida errado que levamos.

Por isso é que para mim a Medicina Natural é aquela que oferece uma alternativa real, ela baseia-se no principio da saúde, não no da doença, porque o objetivo é atacar as causas que alteram a saúde e não tanto sufocar os sintomas que estas produzem. Por exemplo, uma criança com processos alérgicos, se atuarmos nos sintomas vamos dar anti-histamínicos e corticoides que vão anular os sintomas, mas estes não são a doença e se não agirmos sobre aquilo que está a destabilizar o metabolismo e levar a quadros alérgicos, vamos ter uma criança com alergia, depois com asma e eczema ou dermatites e o problema continua. Porquê? Porque anulamos os sintomas, sem levar em conta as causas. Quando a pessoa diz:" estou a fazer um tratamento..." devia de dizer: "estou anular os sintomas que me incomodam". É bem sabido que as alergias derivam de problemas intestinais, principalmente de permeabilidade intestinal, surge em crianças que foram amamentadas por pouco tempo e que bebem muitos lácteos, farinhas refinadas, etc... são crianças com inflamação intestinal que faz com que as uniões estreitas da mucosa intestinal se altere e deixe passar macromoléculas o que altera a resposta imunitária. A Causa é esta e é aqui que algo tem de ser feito. Pode até tomar anti-histamínicos e corticoides e durante um tempo andar bem, mas somente está a sufocar um processo do corpo, porque se a inflamação intestinal continuar devido alimentação inadequada, os problemas vão reaparecer, como rinite ou como sinusite ou eczema - Nada foi curado, o problema continua latente, por isso se fala em doenças cronicas, doenças que não se curam - errado - as doenças curam-se, não se curam porque não agimos na causa. É fácil de perceber?

É meu objetivo, transmitir e passar aquilo que sei sobre os métodos de recuperar a Saúde e que são os mesmos que os agentes da Vida, como o ar, a agua, alimentação saudável, o sol, a terra, o exercício físico e as plantas medicinais - tudo isto devidamente usado dará Saúde ao doente, dará a Saúde a quem realmente a busque.



2 comentários:

  1. Olá Fernanda bem vinda, chamo-me Maria e queria lhe dar os parabéns por este seu artigo. é bem verdade o que escreveu, eu sou leiga mas também questiono o porquê de tal situação.
    Tenho um ótimo exemplo; sofri muito durante anos a fio com um mioma uterino que me causava um mal estar geral e aflitivo (depressões, enxaquecas, enjoos, períodos extremamente dolorosos, TPM), nunca nenhum médico me resolveu este problema, até que tive a sorte de dar c/ o seu blogue e li aquilo dos Chás. Foi remédio santo.
    Quero agradecer-lhe o facto de me ter dado qualidade de vida, se não fosse a Fernanda ainda hoje andava c/ cara de enjoada, felizmente sinto-me outra pessoa e ganhei alegria de viver.
    Mais uma vez cara amiga muito obrigada.
    Adoro o seu blogue e já estava a ficar preocupada c/ a sua ausência. Felizmente está tudo bem.
    Desejo-lhe só e só o melhor :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria! Obrigada pelo comentário, fico sempre muito feliz quando algo do que escrevo ajuda alguém, pois é esse o objectivo, mas vou-lhe fazer umas perguntas:
    - Bebeu todos os dias o Uxi amarelo e a Unha de gato? Em que quantidades? Beber o chá foi a unica alteração que fez?
    - Os sintomas desapareceram, mas continua com o mioma? o mioma reduziu de tamanho?
    - Que idade tem?
    Desculpe a minha curiosidade, mas é uma forma de aprender e de dar exemplos concretos.
    Para si tudo de bom e um beijinho grande

    ResponderEliminar