quarta-feira, 18 de junho de 2014

Um alimento importante no Cancro da Mama, principalmente para quem toma Tamoxifeno


O meu conselho de hoje vai para as mulheres que têm, tiveram ou querem prevenir o Cancro de Mama.
Há muito fizeram-se experiencias nas quais retirava-se os ovários a mulheres que ainda menstruavam e ocorria uma remissão do cancro de mama. Desde então a Medicina tem tentado várias tentativas para tratar cancro de mama com medicamentos hormonais, um deles é o tamoxifeno, muito usado principalmente após cirurgia mamaria.

Não estou a defender a cirurgia, nem a toma de fármacos hormonais, mas tenho de ser realista e aceitar que quase 100% das mulheres com cancro de mama passam por cirurgia, quimioterapia e maior parte fica a tomar medicamentos como o tamoxifeno, então porque não consumir um alimento tão estudado na prevenção e "tratamento" do cancro, que além disso potencializa o efeito do Tamoxifeno, como a LINHAÇA?
É verdade, a linhaça tem um forte efeito anti-estrogénio, e pode ser um dos alimentos-chave na prevenção do cancro de mama (veja o estudo aqui), além disso experiencias clinicas mostram que comer 25 gramas de linhaça por dia, durante 32 dias reduz o crescimento de tumores de mama (veja aqui).

Todas nós mulheres temos de consumir linhaça, fazer disso um habito diário, estudos mostram que para fazer uma proteção oncológica a quantidade deve ser de 2 a 4 colheres de sopa por dia, pode ser linhaça dourada ou castanha, deve é ser biológica.
Não coma a semente inteira, deve moê-las num triturador e consumir dentro de uma semana, manter no frigorifico. Além deste tempo as sementes ganham ranço, por isso nunca compre linhaça já triturada.

Há semanas que como linhaça diariamente, depois esqueço-me e fico outras tantas sem a comer, mas como acredito que a vitoria é de quem se atreve mais vezes, continuo e volto a comer novamente linhaça, faço papa com pera e banana, faço leite que bato com fruta, faço pão seco de linhaça com amêndoas, etc... há um sem números de opções, a mais fácil sem duvida é pôr a colher de linhaça triturada à boca e comer.
Não aconselho o seu cozimento, o calor altera a estrutura dos ácidos gordos o que não é aconselhável.
A linhaça é importante como alimento no cancro e em quase todas as outras doenças, porque as doenças são na sua maioria "inflamações de..." e  a Linhaça é anti-inflamatória.

1 comentário: