quinta-feira, 8 de maio de 2014

Devem as pessoas com Cancro comer Mel?


Uma das recomendações dietéticas que eu dou para quem tem cancro é a abolição total do açúcar, do açúcar branco, amarelo e mascavado, assim como os sumos puros de fruta, como por exemplo o sumo de laranja. Sumos feitos com legumes, fruta e muito verde tem tudo de benéfico, mas somente fruta, eu tenho as minhas duvidas em caso de cancro.
No entanto a fruta inteira deve ser consumida, até porque fruta, legumes, vegetais e sementes são para mim alimentação do Homem, ela nutre, limpa, hidrata e regenera, além disso nossas células precisam de glicose ou seja "açúcar" para produzir energia. Mas, tenhamos em mente que a palavra AÇUCAR é um termo geral para dezenas de estruturas químicas vitais do nosso corpo, e o açúcar obtido pelo corpo ao se comer uma maçã ou uma cenoura não tem de certeza absoluta a mesma ação que beber um copo de agua adoçada com uma colher de açúcar refinado e produzido industrialmente

E o mel?
A literatura biomédica já apontou mais de 69 benefícios do mel para a saúde, mas um estudo recente publicado na revista Moléculas que pode ser visto aqui, chama atenção para as suas propriedades anticancerosas e diz o seguinte:
" O mel é um produto natural conhecido pela sua ação antiinflamatória, antioxidante, antibacteriana, antihipertensivo e com efeitos hipoglicemiantes. Este artigo foca-se no papel do mel na modulação do desenvolvimento e progressão de tumores e cancros. Este estudo analisou com as evidencias disponíveis os efeitos antimetastásicos, antiproliferativos e anti-cancerosos do mel em varias formas de cancro.
Estes efeitos do mel, foram exaustivamente investigados em certos tipos de cancro, como o da mama, figado e cancro do colon, menos investigados mas com dados promissores foram analisados os cancros de próstata, bexiga, endométrio, rim, pele, colo do útero e osso."

O estudo também serviu para se perceber que ações o mel tem no nosso organismo que iniba o crescimento e a proliferação do cancro e descobriu-se que o mel regula o ciclo celular, ativa a via mitocondrial, induz a permeabilização da membrana exterior mitocondrial, induz a apoptose, ajuda na modulação do stress oxidativo, melhora a inflamação, modela a sinalização da insulina e a inibe a angiogénese, tudo coisas importantes para o controle do cancro.

É o mel um alimento a consumir?
Sim...tanto as pessoas com cancro como as que não o têm, mas atenção...o mel é um alimento muito concentrado, por isso basta pequenas quantidades.


Sem comentários:

Enviar um comentário