sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Soja - tem status de alimento saudável, mas não é

imagem copiada net
A maioria das mães sabe que têm de retirar os lácteos da alimentação das crianças quando estas têm alergias, asma, eczemas e dermatites.
Mas, estamos tão habituados ao leite, que procuramos uma alternativa, e como não podia deixar de ser a industria alimentar respondeu com o leite de soja. Hoje, em qualquer supermercado ao lado do leite de vaca, está o leite de soja.
Mas será que a troca é boa?

Na realidade tem mesmo de haver uma troca, porque a criança não vai melhorar sem retirar os lácteos, mas a soja não é uma boa opção.
Mike Fitzpatrick, é um cientista ambiental e um ativista contra a soja, principalmente contra as formulas infantis à base deste feijão. Ele diz que há risco de doenças na tiroide em bebés e crianças que tenham sido alimentados com soja não fermentada.
No relatorio que apresentou diz que os bebes alimentados com formulas de soja estão expostos a altos niveis de isoflavonas, que considera ser agentes anti-tiroide e que pode afetar o crescimento e o desenvolvimento normal das crianças.

Fitzpatrick diz que é difícil reconhecer a relação negativa que a soja tem na tiroide, porque há sempre dificuldade em se perceber a causa e o efeito, mas defende que as isoflavonas de soja podem agravar os problemas de bócio e hipotiroidismo, por isso recomenda cautela, tanto nas crianças como em adultos, ao uso da soja e aos suplementos de isoflavonas.(1)
Há muito que deixei de recomendar soja, uso unicamente soja no molho shoyo ou tamari biológico e por processo de fermentação. A soja possui compostos chamados anti-nutricionais, ou seja o seu consumo dificulta a absorção de minerais como o ferro, zinco e cálcio. Estas substâncias más para nós, são chamadas de fitatos, que se diz serem anuladas após o cozimento, mesmo assim penso que a soja não deve ser contante na mesa de cada um de nós.
É um alimento industrializado que por uma jogada ou de marketing ou de sorte ganhou status como se tratasse de um alimento saudável, mas não é.

Quanto ao leite, substitua por outros bem mais nutritivos e fáceis de fazer como o leite de amêndoa, de sésamo, de cânhamo, de avelã, de aveia, de coco, enfim tantas opções boas.

(1) Nova Zelandia Medical Journal, (volume 113, Feb 11, 2000)

2 comentários:

  1. Muito obrigado pelas informações.
    Já tinha lido no blog dum tricologista, onde ele afirma que o consumo de soja impede o crescimento do cabelo.

    ResponderEliminar
  2. Sei que a soja tem uma propriedade que favorece o aumento do estrogénio no consumidor. Por outras palavras: "efemina" os machos. Vejam na net que este assunto já é discutido ao nível médico.

    ResponderEliminar