quinta-feira, 27 de junho de 2013

Doenças da Mulher - Tratamento Natural

imagem copiada net
Doenças de mulher são todas as que só podem existir no corpo de uma mulher, como as doenças que afetam o útero, os ovários, as trompas e a vagina.

Todos estes problemas têm como causa, a mesma causa dos outros problemas, e será sempre a má digestão, que leva ou a diarreias ou a obstipação.
Má digestão com alimentos não apropriados, junto com vida sedentária, pele pouco exposta ao sol e problemas emocionais relacionados com a sexualidade levam a uma congestão maior ou menor nos órgãos do baixo-ventre.
Os problemas uterinos, qualquer um, significam congestão energética e sanguínea nesta zona, por isso tende haver menstruações com mais volume sanguíneo e por mais tempo.
Outra forma de manifestação do aumento da temperatura nesta zona é quando há corrimento principalmente amarelo, que não deve ser interrompido, mas preferencialmente equilibrar-se a temperatura nesta zona.

As mulheres devem aderir a um regime de baixa proteína animal, sem lácteos, sem açúcar, sem refinados e sem produtos industralizados.
Devem resolver os problemas intestinais que sempre existe, deve-se evacuar preferencialmente duas vezes  ao dia (pode ser uma, mas é obrigatório ser todos os dias) e com fezes que mostrem boas digestões.
Estabilizar as emoções, que muitas vezes são um produto de alterações químicas corporais, como o hipotiroidismo e que podem ser resolvidas com métodos de estilo de vida saudável que tendem a estabilizar a homeostase do organismo.

Para manter em boas condições a vida das mucosas dos ovários e também para minimizar a irritabilidade, a tensão pré-menstrual, temos de ofertar a nós mesmos um estilo de vida pró-saúde. 

Importa especialmente comer alimentos naturais ricos em:  
- Alimentos ricos em Vitamina A: cenoura, damasco, batata-doce, espinafre, nabo, alho, agrião, manga, chicória, erva-doce, mamão, nectarinas, pêssegos, abobora e laranjas.

- Alimentos ricos em vitaminas do grupo B e cálcio mineral: sementes de sésamo, chia, sementes de girassol, sementes de abóbora, gérmen de trigo, grãos integrais, couve, beterraba, batata, agrião, amêndoas, nozes e vegetais de folhas verde escuras.

- Alimentos ricos em Vitamina F ou ácidos gordos insaturados: nozes, farinha de linhaça, sementes de chia e o abacate.

Os alimentos referenciados acima são os mais indicados  tanto para um sistema nervoso saudável, como para o equilíbrio hormonal, tendo uma ação positiva no sistema reprodutivo.

A medicina tradicional chinesa tem plantas, fórmulas de plantas e pontos de acupuntura para regular todo o aparelho reprodutivo da mulher, assim como para tirar o "calor", que eu estou a colocar entre aspas, mas que ele existe literalmente, logo pode ser usada tanto para prevenir como para regularizar e quando se regulariza, cura-se.

Outra forma são os banhos de acento frios e/ou os cataplasmas de argila aplicada sobre o baixo ventre que vai tirando o excesso de temperatura e a congestão existente.


Não podemos nos esquecer que a saúde constrói-se tijolo a tijolo...

Porque comemos e não nos sentimos satisfeitos?


Nós como parte da Natureza, somos perfeitos.
No nosso cérebro existe um centro que nos comunica a sensação de SACIEDADE, de estar satisfeito.

Quando comemos, é enviado ao cérebro uma mensagem que diz: " chega, estou satisfeito".
A encarregada deste trabalho chama-se leptina.

A leptina é liberada na circulação sanguínea quando aumenta a gordura nos adipócitos, e vai a correr informar o hipotálamo, que o corpo tem bastantes reservas e que ele deve inibir o apetite, dando a nós, entidade máxima a sensação de "estou satisfeito".
A mensagem não é "estou cheio", é "estou satisfeito".

Muitas vezes continuamos a comer e a comer, passado duas horas, ainda temos toda a refeição no estômago, mas como é hora do lanche, voltamos a comer.
Porquê?
Porquê que a nossa amiga leptina, não faz o seu trabalho, e não nos dá a sensação de satisfeitos?

Eu concordo com a ideia de que o corpo tem sempre razão, nós é que por vezes não o entendemos e erradamente vamos contra a nossa "maquina biológica" que tudo o que faz é sempre em defesa do Bem Maior, que somos nós.
Por isso, quando o corpo não diz "estou satisfeito" é porque não está.
Ao comer carne, gordura animal, leite, açúcar, queijos, pizas, bolos e refrigerantes bloqueia-se a leptina e não se sente a SACIEDADE.
Fácil de entender, aquilo que estamos a comer enche a barriga, mas não alimenta o corpo.

Sabe-se que quando ingerimos gorduras de cadeia longa, como os azeites vegetais, algumas sementes, ficamos mais satisfeitos.
Vejamos:
Colocamos à frente de uma criança vegetariana habituada a comer fruta e legumes, uma boa taça de salada, com várias verduras, temperada de azeite. O que vai acontecer? A criança vai comer e passado um tempo diz "chega, estou satisfeita".
Colocamos à frente de outra criança uma pizza acompanhada com refrigerante. O que acontece? Até ficamos admirados como ela conseguiu comer tudo e beber todo aquele refrigerante, e no fim ainda come a sobremesa, parece que o corpo dela diz "quero mais, quero mais".
Este quadro passa-se em qualquer idade, que é estar cheio, que é ter dilatação abdominal, mas continuar com vontade de comer.

Pensemos nisto, e percebamos que fomos feitos maravilhosamente, e que nosso corpo precisa dos alimentos que foram feitos para ele.
Precisa de fruta, de legumes, de sementes, de cereais,.... no fundo de alimentos que nos SACIEM.


sexta-feira, 21 de junho de 2013

Suco da Saúde - Para beber todos os dias


Todos os dias faço e bebo um Suco.
Como diz a química brasileira Conceição Trucom, é como tomar um banho interno de Luz, quem começa a tomar, não o deixa de fazer.

Ingredientes do suco:
- 2 Maçãs
- Meia laranja
- 1 pedaço de courgette (abobrinha)
- Pedaço de gengibre
- 2 Cenouras
- Rama de cenoura
- Folha de nabo de cabeça
- Ramo de Erva- Cidreira
- Metade de 1 folha de couve
- 1 Talo pequeno de aipo

Partir tudo em pedaços, colocar no liquidificador, como mostra a imagem.
Bater e coar num pano voal, apertar bem o pano para sair todo o suco.


Está pronto.
Depois é só saborear.
Bem verde, bem cheio de clorofila e de luz solar para as nossas células.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Tratamento Natural da Gastrite

imagem copiada net
É uma ...ite no estomago.
Qualquer tecido do nosso corpo pode inflamar e neste caso a inflamação dá-se na mucosa do estomago.

Como em qualquer outra inflamação é um ai...ai...ai de sintomas como:
- Dor no abdómen superior
- Náuseas, vómitos e/ou azia
- Arrotos e inchaço no estomago
- Perda de peso.
- Em casos mais graves pode haver sangramento, com vómitos de sangue ou fezes negras.

O que causa a Gastrite?
A medicina convencional aponta como causa principal a bacteria - Helicobacter pylori - diz que ela infecta a mucosa do estomago e de tudo fazem para a destruir; penso que ela só vive e só se reproduz em determinados estomagos porque tem condições para isso.
Uma outra causa bem evidente, e que todos estamos de acordo, é que a toma prolongada de medicamentos provoca gastrite, principalmente os anti-inflamatórios, como por exemplo a aspirina e o ibuprofeno, por isso quase todas as pessoas que tomam medicamentos diariamente, também tomam o Omeprazole, para que o estomago "não reclame" da agressão a que é sujeito.

Tudo o que disse acima, e que é defendido pela medicina pode estar certo, mas para mim tudo o que acontece são reações de ações, com o nosso corpo não é diferente, a inflamação só se desenvolveu porque houve uma ação que a despontou, por isso não faz muito sentido, nem é de todo inteligente, ingerir-se medicamentos que não permitem a reação natural do estômago, isto é o estômago é agredido e não se pode manifestar, claro que isto vai dar problemas no futuro. O estômago vai deixar de digerir de forma adequada, o corpo não vai assimilar da melhor forma e os problemas vão por ai fora...

O mais provável, aquilo que vem à nossa mente, é a irritação da mucosa do estômago dever-se a alimentos indigestos, como o álcool, café, condimentos irritantes, comidas processadas, comidas muito frias (gelados, água fria do frigorífico), ou muito quentes (café em chávena escaldada), misturas alimentares erradas, comer de 3 em 3 horas e não permitir o esvaziamento total do estômago, comer com pressa, não mastigar devidamente, comer a ouvir noticias, entre outros fatores.

O processo digestivo é tão importante, que quase podíamos dizer que o drama da existência humana reside no drama da digestão; claro que me estou a referir a digestões difíceis e mal feitas que levam a dispepsias, a acidificações, à produção de mais radicais livres, a obstruções gastrointestinais  e muitas vezes a um jejum obrigatório das nossas células que não recebem o alimento devido.

O mal-estar é a informação de que temos feito coisas erradas e que precisamos urgentemente mudar, mudar de caminho, mudar de direção, mudar de alimentos; sufocar os sintomas não vai mudar o problema, vai por um tempo deixar de incomodar, mas como não é resolvido vai surgir noutro lado, ou com mais intensidade.
Por isso é necessário tomar decisões corajosas e ajudar a nossa maquina a funcionar de acordo com ela; se não fizermos isto, não há santo que nos valha.

Tratamento
O tratamento depende daquilo que queremos tratar, se o incomodo que a inflamação do estômago nos dá, se a causa que produz a inflamação.

- Se a dor ocorrer após ter comido, o melhor é aplicar uma toalha molhada em água bem quente sobre a zona do estômago e uma toalha seca em cima. Mudar assim que esfrie.

- Um excelente remédio é o suco de couve.
Coloca-se num liquidificador 2 maçãs e 1 ou 2 folhas de couve, pode juntar um pouco de água para ajudar a hélice. Bater. Coar num paninho e beber. Deve beber devagar e em jejum.

- Beber suco de batata. Tritura 1 a 2 batatas no liquidificador e coa. Este remédio caseiro serve para amenizar as dores causadas pela gastrite porque diminui acidez do estômago, assim como a sensação de queimo, azia e dor. É eficaz na gastrite nervosa, aguda e crónica.

- O chá de Salsa, de Camomila, de Erva-cidreira, Erva-doce, de Erva de São Roberto, Malva, Gengibre, são boas opções a beber.

- Tanto na gastrite aguda e principalmente na crónica é importante o suco de beterraba. No liquidificador coloca 1 beterraba e 2 maçãs, tritura, coa e bebe. Outra opção para fazer o suco é usar uma centrifugadora.

- Há quem defenda que o suco de cenoura feito e bebido em jejum por um longo período cura totalmente a gastrite.

- Se junto com a gastrite tem um quadro de anemia, há toda a vantagem em tomar o suco verde, e pode fazer misturando, maçã, beterraba, cenoura, couve ou outras folhas verdes, spirulina e chlorela.

- Se tiver vómitos e náuseas é de todo aconselhado tomar alcachofra e boldo.

- Nas gastrites crónicas, convém tomar suco de 1 limão misturado com um pouco de água morna em jejum. Tomar 8 a 10 dias em cada mês.

- Sementes de Feno-grego. Triturar as sementes e tomar meia colher de café com um copo de água, duas vezes ao dia. Estudos indicam que é um grande anti-úlceroso. Trata as mucosas digestivas devido ás suas propriedades emolientes, estas propriedades devem-se a polissacáridos e flavónoides que as sementes têm.

Exemplo de um dia alimentar para uma pessoa com sintomas de gastrite:
- Em jejum deve beber um copo de água morna devagar, com ou sem sumo de limão.
- Durante a manhã deve comer unicamente fruta madura e bem mastigada.
 Uma fruta muito boa para o estômago é a papaia.

- Almoço: Salada, cenoura e beterraba ralada, arroz integral cozido (pode substituir por massa integral, por quinoa, trigo-sarraceno, por leguminosas), pode juntar vegetais crucíferos que são muito bons para o aparelho digestivo, como brócolos, nabo, couve-flor.
Junto com o almoço pode ir bebericando meia chávena de chá de gengibre, que vai ajudar na digestão.

- De tarde, voltamos à fruta. Uma única fruta e não salada de frutas.

- Jantar: sopa, que pode e deve incluir batata (comprar de produtores particulares) com legumes, no entanto não deve ultrapassar 4 ingredientes e feita no dia.  Comer devagar e mastigar cada colherada, pode juntar 1 a 2 fatias de pão.

Se sentir falta do leite, substitua por leite de amêndoas, veja como fazer aqui
- Durante a tarde e ao deitar deve beber as infusões citadas acima, descubra aquela que lhe assenta melhor.

Um dos recursos incomparáveis é aplicação de cataplasma de argila sobre o estômago e todo o aparelho digestivo durante a noite.

É preciso consciência no caminho da cura, no caminho de não-agredir o corpo, de não ir contra ele e como disse Leonardo Da Vinci "aprenda a não curar a doença, mas sim a manter a Saúde."

quinta-feira, 6 de junho de 2013

A importância do ácido gástrico na sua Saúde e na sua Vida

imagem copiada net
Todos os alimentos dependem de um "bom" estomago para serem digeridos, pois de outra forma não serão absorvidos.
Para obtermos os aminoácidos, os minerais, as vitaminas não temos somente que comer, temos principalmente que digerir.
E, para que isto aconteça é necessário que o estomago tenha uma acidez adequada.

Porquê?
Porque a grande responsável pelo conjunto das reações químicas que ocorrem na digestão, a grande responsável em partir aos pedacinhos muito pequenos os nossos alimentos para que sejam assimiláveis pelas células é a - enzima pepsina.

O ácido gástrico tem um papel muito importante nas funções da digestão e da absorção, ao otimizar o PH do estomago e acionar a enzima digestiva estomacal - pepsina.

O que é que a pepsina tem haver com acidez no estomago?
Tudo.
É a secreção do acido clorídrico que torna o estomago, "um saco" muito ácido, com um PH de 2, no entanto se não houver secreção de acido clorídrico, o estomago não fica tão acido, o que leva a uma redução desta enzima.

Porque é importante ter um estomago ácido?
Um estomago sem a adequada acidez, não pode digerir adequadamente os alimentos e isto faz com que não absorvamos a quantidade de nutrientes que precisamos; comemos, mas não absorvemos ou absorvemos muito pouco.
Deduz-se, que desta forma não podemos estar num quadro bom de saúde.

Esmiuçar os alimentos em seus componentes nutricionais para que possam ser absorvidos pela nossa corrente sanguínea; é a razão de ser da DIGESTÃO.

Se temos o PH do estomago pouco ácido
Não podem ocorrer as reações químicas normais requeridas para esmiuçar e preparar os nutrientes para ser usados pelo corpo.
Se, esta situação persistir por muito tempo, pode levar a estados de má nutrição, e afetar de forma adversa varias das funções corporais vitais,  muitas delas fora do aparelho digestivo.

Se temos um PH do estomago demasiado ácido
Também não é bom, pois demasiada acidez no estomago pode destruir os tecidos do trato digestivo e contribuir para a formação de ulceras.

A enzima pepsina é necessária para a digestão, principalmente das proteínas.
Quando comemos, o nosso estomago dispara a secreção de ácido clorídrico, se os níveis destes ácidos estão diminuídos, os níveis de pepsina também;  isto será o início da má digestão das proteínas, assim como de outros alimentos, que não são transformados em aminoácidos.
Terá esta situação algum problema?
A deficiência continua de muitos aminoácidos essenciais levam à depressão, à insónia, à ansiedade e a muitas outras doenças.
Tem depressão?
Já pensou como está o seu estomago?
Toma algum medicamento que diminua a secreção do acido clorídrico?
Pode sentir-se depressiva, mas no fundo não tem depressão, tem é falta de nutrientes, que levam a estados depressivos.

Para piorar o quadro, estas proteínas que não são bem digeridas, através da permeabilidade intestinal que quase todas as pessoas têm, passam à corrente sanguínea, e como sabemos, o corpo normalmente reage contra estas proteínas estranhas; ocorrendo assim uma resposta imunitária, com varias inflamações.
Desta maneira, a digestão inadequada em nossos estômagos é um fator coadjuvante nas alergias e na maioria das doenças autoimunes, embora possa não parecer.

Tudo no nosso corpo está certo como a Natureza fez, a acidez do estomago protege-nos contra bactérias, pois estas não vivem num ambiente tão ácido.
Pela nossa boca e nariz entram bactérias, que ao chegarem ao estomago morrem ao encontrar um Ph baixo, mas se o ácido gástrico for deficiente, muitos destes micróbios sobrevivem. A maioria delas não nos prejudicam, mas há algumas chatinhas como a salmonella, escherichia coli, que ao encontrarem um terreno adequado podem fazer casa e trazer-nos problemas.

A ideia que passa na televisão e nas revistas, é que níveis altos de ácido clorídrico podem causar-nos problemas, e incentivam-nos a comprar uma grande variedade de medicamentos antiácidos contra a má disposição e azia.
Cada vez se inventam medicamentos mais potentes como os bloqueadores da bomba de protões e os estimulantes da motilidade, mas todos eles têm efeitos colaterais, que muitas vezes não são percebidos a curto prazo, e a longo prazo também não, por desconhecimento do doente.

É bem documentado em medicina, que a produção do acido gástrico diminui com a idade avançada devido à perda de células que produzem o ácido, que chega ao ponto de ter nome de doença - gastrite atrófica.
Há quem defenda (1) que uma boa parte das pessoas com mais de 60 anos sem má disposição, e sem azia sofrem de gastrite atrófica.

Tomar antiácidos e seus familiares, é fazer-se um tratamento unicamente dirigido aos sintomas, logo a doença vai continuar, provavelmente, vai bater a outras portas, sem ser o estomago.
A indigestão e o refluxo esofágico podem ser curados, desde que eliminemos os agentes ofensivos e percebamos o nosso corpo.

(1) Lovat L. Age related changes in gut pgysiology and nutritional status. Gut 1996


quarta-feira, 5 de junho de 2013

Enxaqueca no período menstrual e Zumbidos

imagem copiada net
Boa tarde, estava eu a pesquisar sobre o leite de amêndoa e seu benefícios e deparei-me com o seu blog e por conseguinte a pagina do face. Gostava que me ajudasse com o seguinte, sofro bastante de enxaqueca na altura do período menstrual ( já fiz acupunctura e não resultou) assim como um barulho nos ouvidos continuo como se fosse um apito( já fiz o exame do ouvido vertiginoso e tb não é) será que alguma coisa para melhorar estes sintomas? o leite é porque sou intolerante á lactose e bebo sem lactose, por isso vou experimentar o de amêndoas, quanto aos derivados ainda não sei o que fazer, penso talvez reduzir o consumo. Obrigada por partilhar todos estes conhecimentos para uma vida mais saudável.

Há sempre algo mais a fazer, e se aquilo que fizermos for a favor do corpo, ele sempre agradece e controla o desequilíbrio.
A medicina Tradicional Chinesa é composta por varias terapias como a dietética, massagens, exercícios, acupunctura e fitoterapia. Usar-se unicamente uma técnica pode muitas vezes não dar os resultados esperados, no seu caso a fitoterapia seria de todo benéfica.
Pela visão da Medicina Chinesa, e com os dados que me apresenta, penso que tem um desequilíbrio na energia do Fígado, ou seja uma exacerbação ou uma subida da energia do fígado que lhe causa tanto as enxaquecas como os zumbidos nos ouvidos.

Do ponto de vista ocidental, pensa-se que as mulheres que têm enxaquecas ou cefaleias no período menstrual  deve-se a desequilíbrios hormonais principalmente relacionadas com o estrogénio e a progesterona, havendo uma predominância estrogénica.

 O que pode fazer?
Primeiro, começar pelo principio, pela alimentação; sem alterações nesta os resultados são muito inferiores.

- Eliminar todos os refinados, como farinha, açúcar e tudo o que é feito com eles; fritos, alimentos comprados já feitos; todo o tipo de aditivos (temos de ler os rótulos), charcutarias, carnes, guisados e vai por aí fora... e muito importante - Não tocar em nenhum tipo de lácteos.
Como já sentiu no seu corpo, é intolerante à lactose, o que não é nenhum defeito, é perfeitamente normal.

- Aumentar a quantidade de fruta e de vegetais. Comer todos os dias um bom prato de salada crua (há imensas opções).

- Beber sucos verdes e de cenoura, a cenoura é muito importante para o fígado, assim como a beterraba, incluir diariamente.

- Comer alimentos ricos em magnésio, como os grãos integrais, feijão verde, sementes de papoila, aveia, feijão-frade e espinafres.

- Beber leites vegetais, não o de soja; o leite de sementes de sésamo é utilizado desde a antiguidade para reduzir os zumbidos.

- De manhã em jejum, tomar sumo de 1 limão com 1 colher de azeite de extração a frio. Fazer isto durante 1 mês.

- Comer sementes ricas em omega-3, como linhaça, chia entre outras.

- Comer alimentos sempre frescos, sem passarem pelo microondas, sem reaquecer.

- Afastar os produtos químicos, ter pouco contato com produtos de limpeza; atenção aos cremes - não são benéficos; não usar amaciadores de roupa perfumados, nem perfumadores ambientais, todos eles atingem o fígado, o que prejudica. Procurar soluções mais naturais.

- Beber chá de cidreira.

- Ao fazer o suco verde, ou só de cenoura com maçã e beterraba, juntar sempre uma rodela de gengibre.

- Todos os dias à noite fazer um escalda-pés.

Colocar um balde (alguidar) com agua bem quente (até suportar) e outro com agua bem fria (pode adicionar uma pedrinhas de gelo). Sentar-se numa cadeira e pôr os pés, primeiro na agua quente por 5 minutos e depois 1 minuto na agua fria.
Fazer o mesmo três vezes e terminar sempre com agua fria.

- Todos os dias fazer um banho de acento.

 Consiste em sentar-se dentro de um alguidar largo com agua muito fria, pode adicionar um pouco de gelo.
Ficar 10 minutos.
Tapar o resto do corpo de forma a não ter frio.

- Dormir a cada dois dias (dia sim, dia não) com um cataplasma de argila sobre o ventre e abdómen. 

Misturar o pó de argila com agua, aplicar numa gaze grande e colocar, por cima uma toalha e umas cuecas grandes para cobrir todo o emplastro. Dormir assim, toda a noite.

- No dia que não aplica argila, usar a compressa molhada.
 Sobre a zona do fígado, colocar uma toalha turca pequena molhada em agua fria, por cima uma toalha maior e seca, vestir umas cuecas grandes para cobrir toda a zona. Dormir assim.

- Um medicamento que pode ser muito interessante no seu caso de enxaqueca e zumbido é o medicamento homeopático ACTEA RACEMOSA 5CH em grânulos, tomar todos os dias 3 grânulos 2 vezes ao dia fora das refeições.
Aguardar. 
Comprar em farmácias homeopáticas, não é caro.
- Por ultimo, e não menos importante, controlar as emoções, não viver em stress, amar a vida, procurar nela tudo de bom, e virar a cara a tudo o que incomoda, desta forma você está a proteger-se, a cuidar-se, no fundo amar-se.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Rejuvelac - um excelente Próbiotico

Rejuvelac é o nome dado a uma bebida fermentada, e um dos melhores e mais poderosos próboticos da Natureza.
O nome Rejuvelac foi dado porque acredita-se que esta bebida enzimática purifica e rejuvenesce o corpo. 

É muito económico, visto que o podemos fazer em casa com água e sementes.

Como fazer?
Num frasco coloque 2 colheres de trigo biologico (pode ser feito com outras sementes) e cubra com bastante agua.

Normalmente este processo faço à noite.


De manhã, escorro a água e lavo muito bem o trigo e o frasco.


Volto a colocar as sementes, e a cobrir com bastante agua.
Ponho a tampa solta e deixo no balcão da cozinha.


A água que uso, para fazer o Rejuvelac ou é de garrafão, filtrada, ou ensolarada (água da torneira que deixo numa garrafa de vidro transparente sem tampa ao sol).

Ao fim de 24 horas, o processo de fermentação já se deu.
O tempo depende da temperatura, se for Primavera ou Verão em 24 horas fermenta, no Inverno com as temperaturas mais baixas é necessário deixar por 48 horas.

Como verificar se já está pronto?
Se batermos com o fundo do frasco numa superfície dura vai sair muitas bolinhas e a cor da água fica um pouco turva.


Coar.
Lavar bem o trigo e o frasco e fazer o mesmo processo, pois vai voltar a fermentar. Pode-se repetir com as mesmas sementes 3 vezes.

O liquido coado tem um cheiro "meio ácido" e é um pouco efervescente, com uma espuminha em cima.

Este liquido deve ser guardado no frigorífico.
Eu só o tenho por 3 dias, pois estou sempre a fazer Rejuvelac e todos os dias tenho novo.

Pode ser usado e tomado de diferentes formas.
Pode juntar sumo de limão, ou bater com qualquer fruta.
Desta formam está a ingerir bactérias benéficas para o organismo, um excelente próbiotico com microrganismos que sabe que estão vivos.


Efeitos Terapêuticos do Rejuvelac
- É um diurético, que atua com eficácia na eliminação do excesso de liquido no organismo.
- Ajuda a regularizar a flora intestinal.
 - Limpa o cólon sem provocar diarreias.
- Combate a prisão de ventre.
- Repõe a flora intestinal, por isso é muito importante tomar junto e após a toma de antibióticos.
- Contém ácido láctico levógiro que auxilia na função cardíaca.
- Torna as pessoas mais bem dispostas.

Rico em proteínas, vitaminas C, E e vitaminas do complexo B, por isso é uma bebida a ser incluída na alimentação de todos, mas principalmente dos doentes.
É considerado um verdadeiro elixir para a saúde.