domingo, 17 de novembro de 2013

Dormir é essencial para Desintoxicar o Cérebro

imagem copiada net
Ao chegar aquela hora, vem o João Pestana e o corpo começa a comunicar que vai “apagar”.
Quando era pequena, achava um desperdício de tempo o fato de termos de dormir, ás vezes dava comigo a pensar que estávamos “mal feitos”, pois se vivermos 80 anos, pelo menos um terço passamos a dormir, que é como quem diz a “ não viver” e como tinha tanto a fazer na e pela Vida, achava pouco.
Bem, hoje penso diferente…além disso  vamos ver que é muito importante dormir.

Uma investigação feita na Universidade of Rochester Medical Center for Translational Neuromedicine mostrou porque dormir é tão importante para a Saúde, especialmente para a Saúde Cerebral e que não dormir tem tanto efeito negativo sobre o sistema imunológico como o stress ou as doenças, o que significa que se não dormimos bem, nossa saúde e bem—estar estão em risco.

Nosso corpo tem o sistema linfático, que é o responsável pela eliminação daquilo que nossas células deitam fora, daquilo que já não serve, mas este sistema linfático não inclui o cérebro.
Este estudo mostrou que o cérebro tem o seu próprio sistema de limpeza, similar ao sistema linfático do resto do corpo -Sistema Glinfático - e tem como função eliminar os dejetos do cérebro, coloca-los no sistema circulatório, para depois passarem pelo fígado que se encarrega de os eliminar.

E, é aqui que entra o sono, pois quando dormimos, este sistema glinfatico torna-se 10 vezes mais ativo, do que durante o dia, as células cerebrais encolhem até 60% e criam espaço entre elas para que o liquido cefalorraquidiano elimine todas as sujidades, como as que estão presentes na doença de Alzheimer e demência.

Não dormirmos uma noite ou outra, pode não ter consequências, mas se fizermos isso uma rotina e passarmos a dormir menos do que 5 ou 6 horas diárias, estamos a por em risco o sistema imunológico e não estamos a remover atempadamente os resíduos cerebrais como as proteínas toxicas beta-amiloide, o que pode levar à doença de Alzheimer, ou doenças neurogenerativas, pois quase todas elas estão associadas a uma acumulação de resíduos celulares.


Dormir…dormir bem… a horas certas faz parte das regras da boa saúde e que devem ser respeitadas para nosso próprio bem, afim de garantirmos um cérebro limpo…condição indispensável na saúde cerebral.
 Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário