segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Manteiga ou Margarina - Quem é a Vilã?

Imagem copiada Net
Quem não gosta de uma torrada quentinha?
Mas...Com Manteiga ou com Margarina?

Podemos escolher a Manteiga, que é um produto antigo, com muitas referencias bíblicas, usada por muitos povos inclusive os Árabes, que a faziam num saco feito de pele de cabra  suspenso, que era agitado até formar a manteiga.
A manteiga é um produto de origem animal, é a fração gorda do leite, rica em gorduras saturadas e calorias, pelo que é recomendável comer em doses moderadas.
Por outro lado temos as tão publicitadas Margarinas, que há primeira vista podiam ser mais benéficas pois derivam de origem vegetal, mas não são.

Do mundo vegetal só se consegue extrair óleos, e para que estes passem a sólidos sofrem um processo chamado Hidrogenação, que consiste na junção de hidrogénio à gordura vegetal.
A gordura vegetal obtida tem o nome de margarina, por isso se chamam de gorduras hidrogenadas.
Habitualmente as margarinas são fabricadas pela hidrogenação de óleos vegetais refinados.
Vários estudos demonstraram os efeitos adversos relacionados com esta gordura, como ataques cardíacos, alguns cancros, diabetes, obesidade, disfunções imunológicas, etc...
O epidemiologista-chefe da Escola de Medicina de Harvard, Walter Willet, diz que a introdução dos Hidrogenados na alimentação foi o maior desastre da historia alimentícia dos EUA.

Para fazer frente ao conhecimento geral de tantos malefícios das Margarinas, a industria teve de procurar outros caminhos para se ver livre deste "problema", por isso atualmente muitas margarinas têm na sua embalagem o rotulo 0% de gordura Hidrogenada.
E é verdade, não usam gordura hidrogenada, usam Gordura Interesterizada, que nada mais é que um óleo vegetal modificado quimicamente e que  segundo estudos recentes, pode ser mais perigoso para a Saúde do que a anterior.
Um estudo publicado na revista Nutrition & Metabolism mostrou que a Margarina Interesterificada aumenta a resistência insulínica, ou seja tanto aumenta a taxa de glicose como diminui a produção de insulina, por isso é apontada como uma precursora da diabetes.

Vejamos... A Manteiga é um produto animal, gordo, mas que existe na Natureza, é um produto que o organismo reconhece e consegue metabolizar, ao contrario a Margarina é sempre um produto artificial e é recebida pelo corpo como um produto estranho.
Há quem defenda que ela "plastifica" os vasos levando a infartos e derrames e está presente num numero muito grande de produtos que chamamos alimentos como biscoitos, chocolate, chips, batatas fritas, gelados, que são comidos por crianças, jovens e idosos.
Quando, nos dias de hoje as pessoas pagam mais por margarina do que por manteiga e mesmo assim a compram, estão a ser enganadas, acreditam que estão a comer algo que lhes faz bem, quando na verdade é precisamente o oposto, a manteiga tem menos malefícios na saúde que qualquer margarina, tanto a hidrogenada como a interesterizada.


Sem comentários:

Enviar um comentário