terça-feira, 24 de setembro de 2013

O que são Triglicéridos? Como descer os seus valores?

imagem copiada net
Tanto os triglicéridos como o colesterol são gorduras importantes que circulam no nosso sangue e são necessárias para o nosso organismo, o problema surge quando seus valores sobem acima do normal.

O valor de referencia limite é de 200mg/dl, quando está muito acima perto dos 500mg/dl acende-nos a luz para doenças como pancreatite, doença hepática, diabetes, hipotiroidismo, enfarte do miocárdio, ou que a pessoa está a ingerir muito açúcar e gorduras.
Quando o valor está muito abaixo, menor que 150mg/dl, revela um quadro de má nutrição, má absorção, hipertiroidismo e doença pulmonar obstrutiva.

O excesso de peso, o consumo de muitas calorias e o álcool aumentam os triglicéridos.
Também podem surgir pelos efeitos secundarios de medicamentos, como os anticonceptivos (pílula), anti-inflamatórios esteróides (tenham cortisona), e os diuréticos.

 Entendo perfeitamente o que leva as pessoas a terem uma alimentação que aumenta os níveis de triglicéridos, muitas delas já têm idade e quando novas passaram fome ou necessidades, como vamos agora, dizer-lhes para não comerem?
Existem algumas medidas que beneficiam, mesmo o tradicional comedor:

-  Consumir alimentos ricos em fibra, especialmente a aveia e os cereais integrais, pois eles absorvem as gorduras, assim como vegetais de folha verde e frutas (comer a fruta, não o sumo e fora das refeições).

- Uma das grandes medidas para reduzir os níveis de triglicéridos é aumentar a atividade física, fazer de 30 minutos a 1 hora de caminhada diária.


- Num vaso com agua, misturar 2 colheres de sopa de aveia e deixar repousar toda a noite, beber no dia seguinte.

- Um truque caseiro, consiste em beber uma infusão de casca de laranja (ferver 5 minutos) todos os dias à noite.


- A maçã é a grande rainha no controle dos triglicéridos, em jejum beber suco verde ao qual adicionou 2 ou 3 maçãs.



Se é mulher na idade pós menopausa, dê atenção aos valores altos dos triglicéridos, não pense que os medicamentos os descem, estudos indicam que o só o fazem na ordem de 10 a 30 por cento, por isso acrescente estes truques, e veja os resultados.

1 comentário:

  1. tenho 64 anos, meu triglicérides está com 261,5. faço caminhada de 1 hora 3x e aula dança de salão 2x por semana. devo fazer mais?

    ResponderEliminar