quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Cultura de Vida...de Saúde...a Vida no seu melhor

imagem copiada net
Para dar inicio a este novo ciclo de "escritos da minha alma e da minha mente", vou tentar passar-vos o que me leva a estar sempre a falar da Saúde e dos seus desequilíbrios.

Sempre me questionei sobre "o que é o Ser Humano"?.
Com o tempo, com as informações recebidas e as emoções sentidas, fui formando uma ténue ideia. Mas, uma coisa tenho certa, é que estamos cá para usufruir este mundo 3D, para dar o nosso melhor e aprender com isso.

Mas como podemos usufruir?
Como podemos dar o nosso melhor?
A minha busca foi sincera, e a resposta foi chegando; percebi que o Humano é um Ser divino que vive num corpo, que é uma maquina maravilhosa e que só adquirimos e damos o nosso melhor, se esse corpo tiver Vitalidade que é sinonimo de Saúde.
Esta é a razão que me leva a ocupar maioritariamente a minha vida com assuntos relacionados à Saúde.
Entendi, que quando há Saúde, há paz, há bem-estar, há o querer fazer mais e melhor... Há tudo...sem Saúde, tudo despenca.

Temos que acreditar em nós e defender o que é nosso, é urgente começarmos a pensar numa Cultura de Vida, que nos ajude a desenvolver o nosso potencial humano.
Temos e precisamos de sermos Saudáveis, tanto do ponto de vista biológico, como do ecológico, do social e espiritual; isto consegue-se através da alimentação, através de escolhas que contribuam para uma melhor qualidade de vida ambiental, através do trato com o outro que deve ser de amor, de compaixão e de responsabilidade...Penso com a mente e sinto com o coração que esta forma, esta Cultura de Vida é o ponto de encontro e de partida para uma vida terreste grandiosa e magnifica tanto a nível pessoal como global.

É a alimentação que contribui para a base biológica do ser humano, e é através do corpo que podemos sentir, gozar a vida em todo o seu esplendor, se tivermos uma alimentação baseada em amido, açúcar, lacticínios e carne, os grandes causadores do eixo insulínico e da inflamação, não vamos de certeza estar bem com a vida nem usufrui-la, por isso muitas vezes confundimos viver com sobreviver.
Quantas vezes apontamos o dedo aos governos, aos políticos, aos médicos, ao padre, à educação, pela nossa frustração e não percebemos que o problema está no "pânico" e no "mau viver" das células do nosso corpo. Tal como nós, elas precisam para viver e viver bem, de "coisas" importantes, que chegam através da alimentação, como antioxidantes, fitoquímicos, vitaminas, enzimas e minerais; sem isto é difícil que o corpo mantenha a epigenética estável.

A saúde cultiva-se todos os dias, e a alimentação não é o unico fator a contribuir, no entanto, no Oriente e nos tempos antigos, quando se ficava doente mudava-se rapidamente de cozinheiro.

Saúde para todos

Sem comentários:

Enviar um comentário