sexta-feira, 26 de julho de 2013

Melancia e seus benefícios na Saúde


A Melancia é uma fruta maravilhosa da família das Cucurbitaceae, onde também se inclui as abóboras, as curgetes, os pepinos, e a incrível diversidade de melões, de todos os tipos, formas e cores.
Deliciosa e refrescante, rica em nutrientes benéficos à nossa Saúde.
A Melancia é um sumo feito pela Natureza, pois 92% é agua, água e nutrientes, o que a torna um excelente fruto para os dias quentes de verão.

A Melancia tem muita Vitamina C, Vitamina A, Potássio, Magnésio, Vitaminas B1, B5 e B6. Rica em Carotenoides, incluindo Betacaroteno e Licopeno, além da Citrulina, que é um aminoácido importante.



Benefícios que se obtém ao comer Melancia
 - Um dos principais benefícios, é ajudar a diminuir a inflamação sistémica do corpo, que é um fator presente nas doenças cronicas. Esta ação deve-se à presença dos antioxidantes anti-inflamatórios, como o Licopeno, a Vitamina C, assim como à sua alcalinidade, que traz benefícios no controle da Homeostase do PH nos tecidos do corpo.
- Alguns compostos da Melancia, como a Cucurbitacina E e o Licopeno, são estudados pelo seu potencial em prevenir o cancro. Veja o estudo 1 e estudo 2

- O Licopeno também beneficia a Saúde do cérebro, ajuda a retardar o início e a progressão da doença de Alzheimer.
Também protege contra a degeneração macular relacionada à idade.

- Comer Melancia reduz a rigidez arterial e os afrontamentos em mulheres na menopausa. 

- É um excelente fruto para quem tem Hipertensão. Contém Citrulina, um aminoácido que pode aumentar os níveis de óxido nítrico no organismo. O óxido nítrico ajuda a expandir os vasos sanguíneos, o que reduz a pressão arterial. 
A Naturopatia faz dela um medicamento e prescreve-a em todas as doenças de circulação de sangue, como no caso de artérias entupidas e varizes. Uma das monodietas aconselhadas é consumir melancia durante 3 dias seguidos, interromper por uma semana e voltar a repetir, fazer isto várias vezes, enquanto for a época da Melancia.

- O suco de Melancia pode ser considerado uma bebida para recuperação após exercício, devido à presença de Citrulina. Este aminoácido alivia a dor muscular e permite uma melhor recuperação da frequência cardíaca, quando se faz exercício físico.

- Vários dos seus nutrientes são bons para o cabelo e para a pele. Ajudam a manter a pele macia, e também protegem contra queimaduras solares.

- Boa para o aparelho digestivo, devido à sua riqueza em água e fibras. As fibras dão volume ás fezes e a água ajuda o movimento do trato intestinal.
A sua digestão é facilitada se for comida à temperatura ambiente e não gelada. Como gosta de estar sozinha no estômago, não deve ser consumida como sobremesa, nem com outros alimentos.

- Uma fruta que melhora a diurese, ou seja, ajuda a eliminar líquidos. Amiga do fígado, pâncreas, bexiga, próstata e, acima de tudo do sistema renal.

Cultivada há mais de 5000 anos, conhecida pelo nosso ADN, a Melancia é uma fonte concentrada de componentes naturais com propriedades promotoras da Saúde.








Sem comentários:

Enviar um comentário