quinta-feira, 27 de junho de 2013

Doenças da Mulher - Tratamento Natural

imagem copiada net
Doenças de mulher são todas as que só podem existir no corpo de uma mulher, como as doenças que afetam o útero, os ovários, as trompas e a vagina.

Todos estes problemas têm como causa, a mesma causa dos outros problemas, e será sempre a má digestão, que leva ou a diarreias ou a obstipação.
Má digestão com alimentos não apropriados, junto com vida sedentária, pele pouco exposta ao sol e problemas emocionais relacionados com a sexualidade levam a uma congestão maior ou menor nos órgãos do baixo-ventre.
Os problemas uterinos, qualquer um, significam congestão energética e sanguínea nesta zona, por isso tende haver menstruações com mais volume sanguíneo e por mais tempo.
Outra forma de manifestação do aumento da temperatura nesta zona é quando há corrimento principalmente amarelo, que não deve ser interrompido, mas preferencialmente equilibrar-se a temperatura nesta zona.

As mulheres devem aderir a um regime de baixa proteína animal, sem lácteos, sem açúcar, sem refinados e sem produtos industralizados.
Devem resolver os problemas intestinais que sempre existe, deve-se evacuar preferencialmente duas vezes  ao dia (pode ser uma, mas é obrigatório ser todos os dias) e com fezes que mostrem boas digestões.
Estabilizar as emoções, que muitas vezes são um produto de alterações químicas corporais, como o hipotiroidismo e que podem ser resolvidas com métodos de estilo de vida saudável que tendem a estabilizar a homeostase do organismo.

Para manter em boas condições a vida das mucosas dos ovários e também para minimizar a irritabilidade, a tensão pré-menstrual, temos de ofertar a nós mesmos um estilo de vida pró-saúde. 

Importa especialmente comer alimentos naturais ricos em:  
- Alimentos ricos em Vitamina A: cenoura, damasco, batata-doce, espinafre, nabo, alho, agrião, manga, chicória, erva-doce, mamão, nectarinas, pêssegos, abobora e laranjas.

- Alimentos ricos em vitaminas do grupo B e cálcio mineral: sementes de sésamo, chia, sementes de girassol, sementes de abóbora, gérmen de trigo, grãos integrais, couve, beterraba, batata, agrião, amêndoas, nozes e vegetais de folhas verde escuras.

- Alimentos ricos em Vitamina F ou ácidos gordos insaturados: nozes, farinha de linhaça, sementes de chia e o abacate.

Os alimentos referenciados acima são os mais indicados  tanto para um sistema nervoso saudável, como para o equilíbrio hormonal, tendo uma ação positiva no sistema reprodutivo.

A medicina tradicional chinesa tem plantas, fórmulas de plantas e pontos de acupuntura para regular todo o aparelho reprodutivo da mulher, assim como para tirar o "calor", que eu estou a colocar entre aspas, mas que ele existe literalmente, logo pode ser usada tanto para prevenir como para regularizar e quando se regulariza, cura-se.

Outra forma são os banhos de acento frios e/ou os cataplasmas de argila aplicada sobre o baixo ventre que vai tirando o excesso de temperatura e a congestão existente.


Não podemos nos esquecer que a saúde constrói-se tijolo a tijolo...

Sem comentários:

Enviar um comentário