quinta-feira, 30 de maio de 2013

O que provoca as doenças cardiovasculares? Um grande cirurgião abre o "jogo"

O Dr. Dwight Lundell é cirurgião e especialista em doenças do coração há mais de 25 anos; já realizou mais de 5000 cirurgias ao coração.
Vejamos o que ele diz sobre as doenças cardiovasculares:

"Nós os médicos com todo o nosso treino, conhecimento e autoridade, muitas vezes adquirimos um ego bastante grande, que tende a tornar difícil admitir que estamos errados. Então, aqui está. Admito estar errado... 
Como cirurgião cardíaco e com experiência de 25 anos, tendo realizado mais de 5000 cirurgias, hoje é o meu dia para reparar o erro medico.

Treinei com outros médicos proeminentes, mas descobri que eram "formadores de opinião".
 Somos bombardeados com literatura cientifica, participamos em seminários, e aprendemos com os "formadores de opinião" que a doença cardíaca resulta dos níveis elevados de colesterol no sangue. Assim, o tratamento passava pela prescrição de medicamentos para baixar o colesterol, e uma dieta com pouca ingestão de gordura, para prevenir as doenças cardíacas.
Qualquer recomendação diferente era considerada uma heresia e poderia resultar em negligencia médica.

Mas, isto não está a funcionar.
Estas recomendações já não têm apoio cientifico e não são moralmente defensíveis.
Há alguns anos que se descobriu que a verdadeira causa da doença cardíaca é a inflamação na parede da artéria.

Apesar de 25% da população tomar o medicamento Estatinas, e apesar de termos reduzido a gordura, vai morrer mais pessoas com doença cardíaca que nunca.
As estatísticas do American Heart association mostram que 75 milhões de americanos sofrem com doença cardíaca, e afeta cada vez mais pessoas e mais novas.

Simplificando, sem estar presente a inflamação no corpo, não há nenhuma maneira do colesterol se acumular nas paredes do vaso sanguíneo e causar doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.
Sem inflamação, o colesterol movimenta-se livremente por todo o corpo. É a inflamação que faz com que o colesterol se torne preso na parede da artéria.
A inflamação não é difícil de perceber - é simplesmente uma defesa do corpo a um invasor, tais como bactérias, vírus ou toxinas. O ciclo de inflamação é perfeito na forma como ela protege o corpo contra esses invasores virais e bacterianos. No entanto se expusermos o corpo a toxinas ou a alimentos para os quais o corpo humano não foi projetado e não sabe processar, vai ocorrer uma condição chamada de inflamação cronica.
Inflamação cronica é tão prejudicial como a inflamação aguda é benéfica.

Que pessoa expõe repetidamente o seu corpo a substancias danosas?
Bem, talvez os fumadores, mas eles fizeram uma escolha intencional, o problema é que as restantes pessoas seguem uma dieta rica em gorduras polinsaturadas e em carbohidratos e não sabem que é isto que está a causar prejuízo para os nossos vasos sanguíneos.
 Esta lesão repetida cria uma inflamação cronica que leva à doença cardíaca, Acidente vascular cerebral, diabetes e obesidade.

Quais são os culpados da inflamação cronica?
Eles são a sobrecarga de hidratos de carbono simples e altamente processados como açúcar, farinha e todos os produtos feitos deles, o excesso de consumo de ómega-6, óleos vegetais como de soja, milho e girassol que são encontrados em muitos alimentos processados.

Visualize uma escova dura a ser esfregada sobre a pele varias vezes, até que esta fique vermelha e quase a sangrar...agora imagine fazer isto por 5 anos, todos os dias. Esta é uma boa maneira de visualizar o processo inflamatório que pode estar acontecer dentro do seu corpo agora. independentemente de onde ocorra o processo inflamatório, externamente ou internamente é a mesma coisa.
Eu olhei milhares de vezes para dentro de artérias. A artéria doente, parece que alguém pegou uma escova e esfregou repetidamente contra a parede.

Os alimentos que comemos criam pequenas lesões e fazem com que o corpo responda de forma continua e adequada com a inflamação.
 Enquanto nós saboreámos um tentador pão doce, o nosso corpo responde de forma alarmante, como se um estrangeiro invasor entra-se e declara-lhe guerra, e isto acontece todo o santo dia.

Como pode um simples bolinho doce criar inflamação e deixar-nos doentes?
Imagine derramar mel no seu teclado e você tem uma visão do que acontece dentro da célula.
 Quando consumimos carbohidratos simples como o açúcar, o açúcar no sangue sobe rapidamente. Em resposta, o pâncreas segrega insulina, cuja principal finalidade é fazer com que o açúcar chegue em cada célula, onde é armazenado para energia.
Se a célula estiver cheia e não precisar de glicose, o excesso é rejeitado para evitar que prejudique o trabalho.
Quando as células rejeitam a glicose extra, o açúcar no sangue sobe produzindo mais insulina e a glicose se converte em gordura armazenada.

Mas, o que tudo isto tem haver com a inflamação?
O corpo não controla mito bem o açúcar. Moléculas de açúcar extra grudam-se a varias proteínas, que por sua vez lesam as paredes dos vasos sanguíneos. Estas repetidas lesões às paredes dos vasos sanguíneos desencadeiam a inflamação.
 Ao entrar açúcar no seu sangue varias vezes por dia, é exatamente como se esfregasse uma lixa no interior dos vasos sanguíneos. Sei que não consegue ver, mas tenha certeza que é isto que está a acontecer.
Eu vi em mais de 5000 pacientes que operei nos meus 25 anos um denominador comum em todos eles - inflamação em suas artérias.

Voltemos ao pão doce.
Esse "alimento" gostoso e com aparente inocência, não só contem açucares como também é cozido em um dos muitos óleos ómega-6 como o de soja.
Batatas fritas e peixe frito são embebidos em óleo de soja, alimentos processados são fabricados com óleos ómega-6 para prolongar a sua vida útil.

Ómega 6 é essencial e faz parte da membrana de cada célula, controlando o que entra e o que sai - mas deve estar em equilíbrio correto como Ómega-3.
Com o desequilíbrio provocado pelo excessivo consumo de Ómega-6, a membrana celular passa a produzir substancias químicas chamadas citocinas, que causam inflamação.

Atualmente a dieta tem produzido um extremo desequilibrio dessas duas gorduras (omega-3 e o omega-6). A relação da faixa de desequilíbrio chega a ser de 15 para 1 ou de 30 para 1, a favor de omega-6. Isto causa uma tremenda quantidade de citocinas que causam inflamação.

Nos alimentos atuais, uma proporção de 3 para 1 seria o ideal e saudável. Para piorar a situação, o excesso de peso que você carrega por comer esses alimentos, cria uma sobrecarga de gordura nas células que derramam grandes quantidades de substancias químicas pró-inflamatórias que se somam aos ferimentos causados por ter o açúcar elevado no sangue.

O processo que começou com um bolo doce se transforma num ciclo vicioso que ao longo do tempo cria a doença cardíaca, a pressão arterial alta, a diabetes e finalmente a doença de Alzheimer, visto que o processo inflamatório continua inabalável.
Não há com escapar do fato de que quanto mais alimentos processados e preparados consumirmos, mais caminharemos para a inflamação. O corpo humano não consegue processar, nem foi concebido para consumir alimentos embalados com açucares e embebidos em óleos ómega-6.

Como controlar a inflamação?
Há apenas uma resposta para acalmar a inflamação, é voltar aos alimentos mais perto de seu estado natural. . Escolha carbohidratos complexos, como os integrais, coma frutas e vegetais coloridos. Reduza ou elimine gorduras omega-6 causadoras de inflamações como óleo de milho e de soja e os alimentos processados que são feitas a partir deles. Uma colher de sopa de óleo de milho contém 7.280 mg de ômega-6, de soja contém 6.940 mg. Em vez disso, use azeite ou manteiga de animal alimentado com erva. As gorduras animais contêm menos de 20% de ômega-6 e são muito menos propensas a causar inflamação do que os óleos poli-insaturados rotulados como supostamente saudáveis.

Esqueça a "ciência" que tem sido martelada em sua cabeça durante décadas.
A ciência que a gordura saturada por si só causa doença cardíaca é inexistente. A ciência que a gordura saturada aumenta o colesterol no sangue também é muito fraca. Como sabemos agora que o colesterol não é a causa de doença cardíaca, a preocupação com a gordura saturada é ainda mais absurda hoje. A teoria do colesterol levou ao não consumo de nenhuma gordura, e criaram-se os alimentos que agora estão causando uma epidemia de inflamação. A medicina tradicional cometeu um erro terrível quando aconselhou as pessoas a evitar a gordura saturada em favor de alimentos ricos em gorduras omega-6. Temos agora uma epidemia de inflamação arterial levando a doenças cardíacas e a outros assassinos silenciosos.
 O que você pode fazer é escolher alimentos integrais que sua avó servia (frutas, verduras, cereais, manteiga, banha de porco) e não aqueles que sua mãe encontrou nos corredores de supermercado cheios de alimentos industrializados.
Eliminando alimentos inflamatórios e aderindo a nutrientes essenciais de produtos alimentares frescos não-processados, você irá reverter anos de danos nas artérias e em todo o seu corpo causados pelo consumo da dieta típica americana. 
O ideal é voltarmos aos alimentos naturais."

Sem comentários:

Enviar um comentário