segunda-feira, 27 de maio de 2013

A Cura de um Adenocarcinoma no Pâncreas


O artigo abaixo é da autoria do Dr. Pedro Choy e foi publicado na Revista "Nova Gente" a 20 de Abril de 2013.
Decidi fazer uma copia e publicar para que chegue a mais pessoas, para que se entenda que o caminho da cura das doenças oncológicas não passa unicamente pelos métodos da Medicina Convencional, há mais que cirurgia, há mais que quimioterapia, há mais que radioterapia…

"Receoso mas feliz é o estado de espirito que hoje define o sorriso hesitante do Joaquim. Na verdade não sabia se deveria rir, ou chorar, e se seria alegria, ou tristeza…
Acabou de saber que afinal ainda tem muitos anos para viver… Professor de matemática, 59 anos, homem de rigor e crente em Deus perguntara-se imensas vezes por que razão lhe coube a ele tamanha provocação.
Faz hoje dez meses veio a uma consulta por lhe terem detectado, um nodulo suspeito no pâncreas com 20mm de diâmetro, mais precisamente na transição da cabeça para o corpo do órgão.
Fez biopsia e a Anatomia Patológica, sentenciou-o com um diagnóstico histológico, era o pior dos cenários, um adenocarcinoma ductal do pâncreas.
Claro que foi a correr á Internet e leu relatos horríveis da doença, nomeadamente de que se trata de uma doença com prognóstico muito reservada e com esperança de sobrevida média não superior a seis meses.
Ficou prostrado, derrotado e preparou-se para se despedir da vida. A cirurgia era de alto risco e pouca esperança, pelo que não fez, experimentou a quimioterapia, mas não tolerou os efeitos colaterais e teve de abandonar.
Um familiar de um doente oncológico que é tratado nas Clinicas Pedro Choy falou-lhe e veio à consulta, mas veio como quem vai à bruxa, incrédulo e em desespero de causa pois já nada tinha a perder… Na primeira consulta propus acupunctura associada a um tratamento com dois cogumelos chineses e Harmo Spleen. Este ultimo é um "equilibrador" das funções do baço e do pâncreas, à base de ervas chinesas que se apresenta em gotas. Acontece que para a Medicina Chinesa, a origem e crescimento dos tumores depende da energia do baço e este era do pâncreas, logo o Harmo Spleen estava em teoria muito indicado…
Hoje veio mostrar-me a ressonância magnética acabada de fazer. Tinha aberto o envelope e lido, mas receava as palavras. È trémulo e hesitante que me entrega o relatório onde se pode ler: " O pâncreas apresenta-se normodimensionado, sem imagens de lesões ocupando espaço nomeadamente de natureza sólida ou quistica."
- " Então que se conclui?" pergunta impaciente.
Conclui-se que o tumor desapareceu, já não existe, nem deixou vestígios. Ou seja a ressonacia indica que em principio está curado…
As palavras provocaram um soluço, e  de lagrima ao canto do olho ouvi:
- "Obrigado…foi o que me parecia mas não queria acreditar, todos me disseram que esta doença era incurável e fatal em pouco tempo!"


Sem comentários:

Enviar um comentário