quarta-feira, 27 de março de 2013

Tratamento Natural da Psoríase

imagem copiada net

Psoríase, deriva do grego psora que significa coceira.
É uma doença de pele, reconhecida pelas suas formações escamosas prateadas, com placas de diversos tamanhos. Esta escamação resulta de um crescimento e de uma produção anormal das células cutâneas.
Não é contagiosa.

A medicina convencional desconhece a causa deste crescimento acelerado, mas crê que tem como causa alterações no sistema imunológico. Considera-a doença cronica e inflamatória, por isso seus tratamentos assentam principalmente pela toma ou aplicação cutânea de corticosteroides.

A Medicina Natural entende este problema como uma acumulação de CAUSAS e tenta equilibrar cada um delas.

Causa Alimentar - Fazer uma alimentação com poucas proteínas animal, evitar produtos lácteos e alimentos refinados. Aumentar verdura, fruta, cereais integrais e sementes. Estas alterações podem contribuir para uma diminuição das queixas da psoríase.
Causa Alérgica - Muitos especialistas relacionam a psoríase a toma de vacinas e a outras medicações. Outra causa pode ser alergias ou intolerâncias a determinados alimentos.

Causa da Má Eliminação - Há que ajudar o organismo a eliminar toxinas, para isso temos de evitar a obstipação (evacuar 2 vezes ao dia), ajudar o trabalho do fígado e do rim e favorecer a sudoração.

Causa Mental-emocional - o Stress agrava e desencadeia a psoríase. É importante reorganizar nossa vida, fazer caminhadas, relaxar, evitar tomar excitantes e em alguns casos tomar plantas relaxantes.

NUTRIÇÃO PARA PESSOAS COM PSORIASE
- O doente deve perceber se existem alimentos que agravam a escamação, eliminá-los por uma semana, verificar se melhorou e voltar a introduzir para ver se há um agravamento.
- Deve eliminar por um tempo, as carnes e até os peixes, assim como os lácteos e a farinha branca. Não tocar em fritos, álcool, açucares e todos os alimentos refinados e processados.
- Aumentar o consumo de frutas, verduras, germinados e arroz integral.
- Beber sumos de clorofila, como o suco verde, juntar algas.
- Suplementar com levedura de cerveja
- Juntar aos alimentos cebola e alho cru.
- Tomar diariamente 2 colheres de linhaça triturada, para obter os ácidos gordos essenciais e desta forma controlar a inflamação.

FITOTERAPIA PARA A PSORIASE
Sempre que há problemas de pele, ou seja sempre que o organismo escolhe a pele para eliminar, podemos ajudar derivando essa eliminação para outros órgãos, de forma a não sobrecarregar a pele e aliviar o problema, neste caso vamos usar plantas que atuam na pele, no fígado e no rim.
As mais importantes são:
A Bardana, o Dente-de-Leão, a Aloé Vera, o Cardo Mariano, Boldo e a Salsaparrilha.
Estas plantas podem ser tomadas em forma de chá (infusão), ou em cápsulas.
A nível externo podemos lavar com agua do mar, ou dissolver sal marinho em água e aplicar, devido à sua riqueza em minerais, podemos lavar a zona duas ou três vezes ao dia, depois aplicar gel de aloé Vera.
O gel de aloé vera, pode ser comprado já preparado ou cortar uma haste à planta, abrir ao meio e aplicar. Também pode misturar o gel da folha com vaselina liquida.
Algumas pessoas obtém bons resultados ao aplicar óleo de ricínio ou óleo de gérmen de trigo, assim como o óleo de coco.

A Pomada de camomila pode ajudar, visto que hidrata e atua como anti-histamínico. Acalma a inflamação e estimula a cura da pele. Aplique 3 vezes ao dia.

OUTROS CONSELHOS
- Tome banhos de sol semanais, os raios ajudam a sarar as manchas de escamas.
- Tome um banho de emersão quente com 2 Kg de sal, ao sair aplique azeite.
- Sempre que seja possível vá à praia.
- Experimente aplicar nas zonas das placas, compressas húmidas em suco puro de couve.
- Um dos tratamentos mais antigos, é aplicação de argila e lavar com chá de calêndula.
- Ferva por 20 minutos em banho-Maria, banha de porco com um bom ramo de urtigas. Filtre e coloque num frasco de vidro. Com esta "pomada" esfregue as zonas afetadas.
Estes são alguns conselhos, no entanto a doença requer ajuda de profissional, de forma a ser criado um protocolo de tratamento direcionado à pessoa.

6 comentários:

  1. visite o site www.glukdermsp.com.br e saiba tudo sobre psoriase e como viver em paz e de bem com a vida controlando a mesma .email deles é glukdermsp@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Distribuidor Geral Carbojack5,5ph

    Olá, sou Brasileiro e atualmente vivo e trabalho na Europa.
    Como publicitário e representante de grandes marcas.
    Hoje estou apresentando um aparelho que ganhou prémio na Germany de descoberta. Aprovado pela União Europeia hoje tenho o melhor aparelho para curar de vez a Psoríase e não só ( Varias doenças de pele) Resumindo um produto além de bom. Milionário para quem sair na frente ai. ( Devido ao sistema de capsulas )
    Caso precise falar comigo tenho meus contactos no site http://famcosmetics.com/pt/saude/136-carbojack-55ph-.html
    +351 917979302 e Skype fam.cosmetics O site é da minha esposa. Ela faz a representação para Russia e eu para países de língua portuguesa.
    Qualquer dúvida disponham.. Ass. Wellington R

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva meu caro Senhor,
      Não pretendo por em causa o seu saber, mas lamentavelmente não me parece que o efeito horroroso da psoriasis esteja perto de ser exterminada do seio do homem. Vivo com esta doença há cerca de 50 anos e segundo varias opiniões de tecnicos de saude que tenho colhido ao longo da minha vida, trata-se de uma doença hereditária e genética, como ainda não dominamos completamente a genética, logo temos que padecer ate há morte com esta doença.
      Encorajo todos os seres humanos que padecem desta doença a convencerem-se que tem que viver com ela ate ao fim da vida, não adianta enervarem-se e perguntarem porque fui eu o escolhido! Neste mundo estimados seres humanos, uns nasceram para comer outros nasceram para serem comidos.
      Tenham todos muita saude e paciência
      Ferreira da Silva

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Olá Ferreira!

      Estou pesquisando sobre a doença para ajudar um familiar.

      Não tenho grande conhecimento sobre o assunto, mas achei razoavelmente lógico as instruções da dieta acima.

      Gostaria de saber se já experimentou algum tratamento alternativo à base de dieta.

      Obrigado!

      Eliminar