domingo, 17 de fevereiro de 2013

Benefícios da Beterraba na Nossa saúde



A raiz de Beterraba é consumida em todo o Mundo, mas talvez não seja na quantidade que é necessária.
Aos Sábados, quando vou ás compras tomo consciência que a maior parte das pessoas não a compra, ou porque não gosta ou porque não sabe os seus benefícios.
É verdade, tem um gosto adocicado e de terra.
Quando a beterraba foi-me "apresentada", também não gostei muito dela, e comprava uma por semana; todos os dias cortava uma rodela, ralava e juntava na salada e foi assim que minhas papilas gustativas habituaram-se a ela, hoje compro 7 beterrabas semanais.

A Beterraba é um Alimento Funcional, pois além de ser alimento também pode ser usada medicinalmente na cura de doenças ou na prevenção delas, como na anemia, leucemia, gripe, infecções virais e doenças de fígado.
Como já falei aqui, a beterraba é um dos legumes a usar diariamente e em grande quantidade na Terapia Gerson, para cura de cancro e outros problemas de saúde.


O pigmento que dá à beterraba a sua cor roxo-avermelhada é a betacianina, um poderoso agente de combate ao cancro, por isso vários estudos têm demonstrado a sua eficácia contra o cancro do cólon.
Este pigmento é absorvido pelos glóbulos e pode aumentar a capacidade de transporte de oxigénio do sangue em até 400 por cento.
Tomada crua ralada ou em suco, alcaliniza-nos, daí ser medicamento na leucemia, e em praticamente todos os cancros.

O nosso maior órgão de desintoxicação é o fígado, é uma "fabrica" de eliminar toxinas, mas este processo gera radicais livres.
Quem protege o fígado destes radicais livres, são os guarda-costas Glutationa Peroxidade e a Glutationa-S-Transferase, duas enzimas antioxidantes que vêm sua actividade aumentada pela Beterraba.
Assim desce 30% o colesterol total e 40% os triglicéridos, além de diminuir os marcadores inflamatórios.

Os seus nutrientes são necessários nas futuras mamães, devido à presença entre outras coisas de ácido fólico, essencial para o crescimento do tecido normal e da coluna vertebral da criança.


As folhas da beterraba também podem/devem ser consumidas, pode coze-las em vapor, são ricas em betacaroteno, acido fólico, clorofila, vitamina C e ferro.

Suco de beterraba e suco de cenoura, quando combinada é excelente na cura da gota, problema de rins e na vesícula biliar, e também ajuda nas dores de cabeça, dores de dente, lumbago, problemas de pele, de obstipação, etc

Ao comer beterraba regularmente pode surgir uma cor avermelhada nas fezes e até na urina, mas não se preocupe pois é apenas a cor da beterraba. Isto não sucede a todas as pessoas, eu e minha filha come-mos beterraba diariamente e não temos as fezes avermelhadas.


Para ralar beterraba e outros legumes como rabanetes, cenoura, etc, comprei uma maquineta da Moulinex , vale a pena é bem mais rápido.


Pense na importância da beterraba, pense em adicioná-la na sua alimentação, mas crua, pois cozida perde o seu conteúdo de nutrientes.

Sem comentários:

Enviar um comentário