quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Extrato de semente de uva mais eficaz no cancro colo-rectal que quimioterapia

imagem copiada net

Tomei conhecimento desta noticia através do Portal de Oncologia Português, tenho esperança que não seja só eu, que médicos oncólogos ou médicos que tratem diretamente com cancro, e especificamente com cancro colo-rectal, que leiam esta noticia, que averiguem o estudo que foi feito.

O que descobriram/mostraram investigadores da Universidade do Colorado, nos EUA?
Mostraram que o extrato de semente de uva é eficaz na inibição do crescimento de células cancerosas colo-rectais. Não só o extrato ataca as células de cancro de forma eficaz, como também deixa as células saudáveis intactas.

Os investigadores dizem que a descoberta é especialmente importante nos dias de hoje, devido ao aumento das taxas de cancro no cólon, em parte como resultado de estilos de vida não saudáveis.

A equipa realizou um estudo em vários estágios da doença e concluíram que para destruir um cancro em estagio IV, eram necessárias maiores doses de quimioterapia do que para um cancro nível II.
Faz sentido, mas com o extrato de semente de uva, o oposto aconteceu.
Isto é, foi “necessário menos de metade da concentração para suprimir o crescimento celular e matar 50% das células em estagio IV, do que para alcançar resultados semelhantes nas células em fase II” explicou uma das investigadoras.
A equipa acredita que é provável que o extrato ataque o cancro colo-rectal introduzindo stress oxidativo, o que mata as células cancerosas.

Este estudo podia ser dado, ou apresentado ao mundo como uma noticia maravilhosa, uma esperança para muitas pessoas com cancro colo-rectal, a esperança de Não ter que fazer cirurgia, e muito menos se submeter a quimioterapia com todos os seus efeitos secundários, mas não acredito que seja assim.
Imaginemos que amanhã uma pessoa apresenta-se perante um médico do IPO de Lisboa com cancro colo-rectal, e lhe diz “ Doutor, não quero fazer cirurgia, nem quimioterapia, primeiro quero experimentar o uso do extrato da semente da uva”. O que responderá esse medico?

O estudo vai mais longe e explica o seguinte:” as células de cancro colo-rectal podem ter mais de 11 mil mutações genéticas. Quimioterapias tradiciconais só podem visar uma mutação especifica e, conforme o cancro progride, mais mutações ocorrem. Estas mudanças podem resultar numa doença resistente à quimioterapia. Em comparação, os compostos bioactivos do extrato da semente de uva são capazes de atingir múltiplas mutações” explica Derry.
Ou seja a investigadora diz que o extrato é mais eficiente que a quimioterapia.
Pensem sobre isto...

Sem comentários:

Enviar um comentário