quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Tosse e seu Tratamento Natural


A tosse é um sintoma, como um farol de aviso, indica que alguma coisa não está bem. É usada pelo corpo, como mecanismo de defesa para expulsar mucosidades, ou corpos estranhos que se alojem no sistema respiratório. Pode surgir acompanhada de outros processos ou como situação pontual perante um foco irritante.

Para a Medicina Chinesa explicar o sintoma Tosse, verifica se esta, vem acompanhada de sintomas de calor ou de frio.
Se a pessoa além da tosse tem calor, secura, expectoração amarela e piora em locais quentes ou perto de caloríficos, estamos perante uma Tosse com presença de calor. Para ajudar podemos então fazer uma alimentação mais fresca, com mais frutas e saladas, As pêras e tangerinas ajudam o processo inflamatório, assim como o famoso suco de abacaxi.Também pode beber limonadas adoçadas com mel. 

Se pelo contrário, a pessoa com Tosse tem frio, e a tosse vem acompanhada de uma mucosidade clara e abundante, temos de aquecer o corpo. Fazer uma alimentação quente, com sopas de alho e cebola, muito chá de gengibre.

A Medicina Ayurveda recomenda para “aquecer” a mistura trikatu, que consiste em misturar 2 partes de anis (erva doce), 1 parte de gengibre, 1 parte de pimenta preta em pó com um pouco de mel, para formar uma pasta. Tomar 1 colher antes das refeições.
O alho e a cebola são dois alimentos desde de há muito indicados para qualquer tipo de tosse.
O mel é um dos alimentos imprescindíveis na hora de acalmar a tosse. Tomar junto com chás de plantas.

Receita para a Tosse
Ingredientes:
Meio molho de agriões
3 Dentes de alho
1 Nabo (ou rábano) de cabeça
1 Colher de sopa de tomilho
1 Colher de sopa de alecrim
1 Limão
2 Folhas de eucalipto
Mel de boa qualidade.

Numa tigela de vidro ou barro com tampa, colocar o nabo às rodelas, cobrir com mel (não é preciso muito), agriões, mel, alecrim, mel, alhos, e assim sucessivamente terminando com as rodelas de limão e por cima mel.
Tapar. No dia seguinte está pronto a beber.
Pode ser administrado mesmo a crianças pequenas.
Adultos: tomar de 3 a 5 colheres de sopa.
Crianças: 3 a 5 colheres de sobremesa.

Este xarope é bem económico, tem o privilégio de ser feito por nós, enquanto o estamos a confeccionar sempre podemos enviar amor e carinho e uma energia de cura, para a pessoa que o vai tomar.
Durante o inverno pode permanecer fora do frigorífico, sendo a sua durabilidade de 3 dias, logo o melhor é ir fazendo. Nos casos mais benignos não volta a fazer, porque a tosse se foi.

Sem comentários:

Enviar um comentário