quinta-feira, 29 de novembro de 2012

URTIGA e seus benefícios na Saúde


Considerada como erva daninha que pica, é muitas vezes uma planta com má reputação.
Realmente o primeiro trato com ela não é muito agradável, assemelha-se a tudo o que é "rico", e tem uma proteção especial, só beneficia aqueles que esquecem a sua parte menos boa, e persistem em crer e em ver a sua grandiosidade.
A mensagem energética da Urtiga é recebida pelos nossos corpos com grande satisfação, por isso, todos nós encontramos uma razão para a usar.

A Urtiga é uma planta silvestre comestível, pode ser preparada como qualquer outra verdura ou em combinação, de qualquer forma ela é um excelente alimento.
Para não picarem devem-se colher com tesoura e luvas, deixar repousar por 4 ou 5 horas, desta forma elimina-se o ácido fórmico e já podemos tocar nelas com as mãos.

Se conseguirmos suportar a sensação de formigamento provocada pelo contato com as folhas da Urtiga, o que sentimos não é prejudicial, e promove uma boa circulação sanguinea. Os curandeiros mexicanos tradicionais esfregam punhados de urtiga no corpo para promover uma circulação saudável. O Naturopata Lezaeta mandava esfregar Urtigas em locais inflamados do corpo, assim como tocar todo o corpo com um raminho de Urtigas, de forma a promover a circulação e aumentar o calor na superfície da pele.


Benefícios da Urtiga na Saúde

 Estimulante do aparelho digestivo
- Protege o fígado e ajuda na recuperação de doença hepática.
- Favorece a função biliar – os seus ácidos intervêm no seu poder hepato-protetor.
- Estimula todo o aparelho digestivo ao aumentar suas secreções. Ajuda os movimentos peristálticos, o que ajuda na digestão e na eliminação das fezes, por isso é considerada um laxante suave.
Nos casos referenciados acima, recomenda-se a infusão de urtiga – 2 colheres de sopa de folhas secas para um litro de água – beber 2 copos ao dia, um pouco antes das refeições.

Hemostática
- Previne o fluxo descontrolado do sangue, o que detém as hemorragias.
- Útil nas hemorragias nasais (assim como a cavalinha), na hemofilia e nos transtornos da menopausa com fluxos sanguíneos intensos ou mesmo nas metrorragias (hemorragias uterinas).
Recomenda-se tomar meio copo de suco da planta fresca de manhã e à noite.

Anti-Arteriosclerótica
-O poder do verde associados à clorofila confere-lhe propriedades benéficas no tratamento da arteriosclerose.
 - Melhora a circulação sanguínea. A ação adstringente e nutritiva da Urtiga fortalece os vasos sanguíneos e ajuda a manter a elasticidade das artérias.  

- Melhora a circulação dos olhos, o que a torna preventiva da miopia, da hipermetropia, e do astigmatismo.
Nestes casos a recomendação é de tomar meio copo de suco da planta fresca de manhã e à noite.

Anti-Anémica
- O seu alto conteúdo em ferro torna-a numa das plantas mais importantes a serem ingeridas na anemia. Neste caso, beber o suco e comer as folhas em sopas, misturadas com legumes, esparregado, etc...

Galactógena
- Aumenta a produção de leite nas lactantes. Beber em suco e comer em sopas ou outros cozinhados.

Anti-Hipertrofia Prostática
-A Urtiga mostrou inibir (junto com outros fatores) o crescimento desta glândula. Deve-se beber a infusão feita com 2 colheres de sopa da planta seca por litro de água. Deve secar as folhas e raiz, neste caso a raiz é muito importante.

Diurética
-Retira os líquidos supérfluos do corpo, sendo indicada em todos os problemas que beneficiem com a eliminação de líquidos, como na obesidade.
Beber a infusão da planta completa seca.

Icterícia
- A capacidade da Urtiga em eliminar toxinas, junto com a propriedade de estimular o fígado e a vesícula biliar, torna-a numa planta a usar na icterícia.
Neste caso, a infusão é mais forte, é feita com 5 colheres de planta seca por litro de água. Beber 2 copos por dia.

Anti-Diabética
-É muito antigo o saber, de que a infusão de urtiga desce a glicémia.  Falei com uma senhora que me confessou que seus valores de glicémia em jejum andavam perto dos 300 e mesmo medicada não conseguia desce-los. Passou a tomar 2 copos de chá de urtiga e depois de 1 mês passou a níveis normais. Atualmente bebe dia sim, dia não. É uma história particular, mas que pode servir de exemplo. 

Sistema Nervoso
Suas propriedades sedativas e nervinas a tornam um excelente suporte para o sistema nervoso.

- A lista continua, pois também tem vantagem nos reumáticos, nos eczemas, nos problemas do couro cabeludo, etc..

Segundo a Medicina Ayurveda, a Urtiga é um tónico nutritivo e rejuvenescedor especialmente para os rins e as supra-renais.

Tomar em chá e comer as suas folhas aumenta a vitalidade, faz da Urtiga uma planta útil para pessoas que sofrem com stress ou doenças que precisam de nutrição extra, por exemplo durante a convalescença e a velhice, gravidez ou amamentação.

As folhas da Urtiga têm sido usadas pelo Homem ao longo da história para nutrir e desintoxicar o corpo na Primavera. Ao estimular a ação do fígado e dos rins, a Urtiga ajuda a eliminar toxinas, o que a Medicina Ayurveda chama de ama.

O uso de Compressas húmidas quentes, dá alivio nas inflamações artriticas, nas dores musculares , bem como na ciática.

A Urtiga é um superalimento, pelo seu suprimento em vitaminas e minerais, incluindo Vitaminas A, C, K, folato, calcio, potassio, fósforo, ferro, enxofre, magnésio, cobre, zinco, ferro e silício.
Não há dúvida que é uma planta que pode ser usada pelo Homem, como planta medicinal e como alimento, pois é usada desde 4000 A.C.

Suas fibras foram utilizadas na fabricação de tecidos e mais tarde na produção de papel.

Atualmente, é o poder medicinal da Urtiga que chama a atenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário