segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Alecrim ajuda o cabelo a crescer


As culturas Mediterrâneas apontam o Alecrim, como uma erva para ajudar na queda e no crescimento do cabelo.

Pesquisas têm sido feitas, para se perceber como o Alecrim beneficia o crescimento do cabelo:

Repara nervos e tecidos - O ácido carnósico, um dos ingredientes chave da planta, demonstrou curar danos nos nervos e restaurar o tecido do couro cabeludo.

Aumenta a Circulação - Um maior aporte de sangue ajuda os folículos capilares a se desenvolverem.

Reduz a Inflamação e melhora a vida das células -  Estudos mostram que o Alecrim tem um efeito anti-inflamatório que melhora o funcionamento celular. Isso pode ajudar no crescimento e na espessura do cabelo. (1)

A aplicação tópica do extrato de folha de Rosmarinus officinalis que é o Alecrim mostrou neutralizar a queda de cabelo desencadeada pela testosterona. (2)

Um estudo descobriu que o Alecrim inibia a proliferação de fungos e bactérias. A perda de cabelo também pode ser causada pela presença constante de fungos e bactérias no couro cabeludo. (3)

Como usar?

Uma opção é usar Óleo essencial de Alecrim. Juntar 5 gotas de óleo de Alecrim numa colher de chá de outro óleo, como por exemplo, o de coco. Esfregar bem no couro cabeludo. Dormir toda a noite com esta aplicação. No outro dia lavar a cabeça, com shampoo o mais simples e natural que conseguir e ao qual junta algumas gotas de óleo essencial de Alecrim. Fazer por vários meses.

Também pode fazer uma decocção da planta Alecrim e juntar ao shampoo.

Receita:

Colocar uma boa quantidade de ramos de alecrim fresco ou seco, numa panela com água.



Deixar ferver até o liquido reduzir para metade.
Desligar o lume, tapar a panela com a tampa e deixar repousar, até arrefecer.

Quando esta decoção estiver fria, deitar num liquidificador e bater muito bem, como mostra a imagem.


 Coar num passador.


Juntar esse liquido ao shampoo, na proporção metade de liquido e metade de shampoo.


O shampoo fica mais liquido, agita-se um pouco antes de usar para envolver bem.
O chá restante do Alecrim pode ser guardado no frigorífico até uma semana e juntar um pouco dele na água de enxaguar.
Lavar a cabeça normalmente e no final, não usar amaciador. Deitar numa bacia um pouco de chá de Alecrim e um pouco de vinagre, colocar a cabeça dentro e com a mão ajudar a que esta água chegue a todo o couro cabeludo. Enxugar e secar o cabelo, sem passar por água limpa. Quando o cabelo tiver seco não tem cheiro, nem de Alecrim, nem de vinagre.

Um fio de cabelo dura de quatro a seis anos, nasce, cresce, repousa na cabeça e depois cai. Mas se houver algum problema de circulação, inflamatório, alérgico ou a presença proliferativa de bactérias ou fungos no couro cabeludo, esse cabelo vai cair antes do tempo.

É aqui que o Alecrim ajuda, porque melhora a circulação. Com boa circulação chega até às células mais nutrientes, mais oxigénio e também é levado os dejetos celulares, o que deixa as células do couro cabeludo a viverem num ambiente saudável com todas as condições para que nasça e se desenvolva um bom cabelo.

3 comentários:

  1. Olá,Bom dia !
    Comprei Alecrim seco, gostaria de saber as quantidades, de ervas e de água.
    Será que pode me passar a receita completa?
    Muito obrigada, estou ansiosa para colocar dentro do meu xampoo.
    Fica com DEUS!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá bom dia!! Gostava de saber as quantidades de alecrim que devo usar e também se posso usar um champô normal uma vez que vou usar este tratamento numa criança de 6 anos obg.

    ResponderEliminar
  3. Olá bom dia!! Gostava de saber as quantidades de alecrim que devo usar e também se posso usar um champô normal uma vez que vou usar este tratamento numa criança de 6 anos obg.

    ResponderEliminar