quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Podemos Prevenir o Alzheimer?

imagem copiada net

Eu acredito e observo que chegamos a níveis de degeneração, porque não soubemos usar o corpo, este veículo que temos de proteger para que a nossa estadia aqui seja a melhor e a mais longa possível.
O Alzheimer chega a muitos como “recompensa “ no fim da Vida, levando-nos a pensar que a Vida é injusta, trabalhamos, ajudamos, criamos filhos, ás vezes netos, fizemos tanta coisa e depois ficamos assim, ficamos fora de controle, sem a nossa mente.
Aqueles que habitavam a nossa mente, que ajudavam no raciocínio - os neurónios - morreram. Porquê? Ninguém morre, nada desaparece se tiver as condições adequadas á sua vida, o problema é este, é que nós precisamos dos neurónios, mas eles também precisam de quem está acima, e nós estamos. Mas erramos, fazemos tudo, e esquecemos de fazer o correto com o nosso corpo.

Mas, o que significa fazer o correto com o corpo?
As vozes que se levantam para responder a esta pergunta são muitas, mas tenhamos bom senso, esqueçamos por instantes os hábitos da sociedade atual, e observemos a Natureza, este livro aberto com todas as respostas.
Por exemplo, será que é adequado ao nosso corpo comermos farinha, açúcar e arroz refinado?
Será que a Natureza errou ao juntar vários nutrientes ao trigo, vários nutrientes ao arroz, e o certo é tirarmos tudo, até ficar um produto branco, branco de nada ter?
Mas, as nossas despensas o que têm? 
Arroz branco ou integral? Que pão é que comemos? Que massa? Todos dias, adoçamos com açúcar branco?

Um estudo feito pela Clinic Mayo (1) e publicado no Journal of Alzheimer Disease (1), diz que as pessoas que comem este tipo de carbo-hidratos refinados são propensas a desenvolver doença de Alzheimer.
O principal autor do estudo, Rosebud Roberts, um professor do departamento de epidemiologia da clinica, depois de comentar que as estatísticas para a doença de Alzheimer é de triplicar até ao ano 2050, disse: “ estamos a tentar encontrar coisas que possam ajudar a reduzir os fatores de risco da pré-demência, pois uma vez que você tenha chegado ao estágio da demência, o processo é irreversível”. Continuou: “ um alto consumo de carbo-hidratos pode ser muito ruim pois aumenta os níveis de glicose e insulina;… altos niveis de acuçar pode impedir o cérebro de utilizar esse mesmo açúcar, e desenvolver as placas amiloides que são proteínas toxicas para a saúde do cérebro e que são encontradas nas pessoas com Alzheimer.”

Andamos…andamos, mas o caminho é em círculo e chega sempre no mesmo lugar, á mesma conclusão, a de que a Natureza tem razão.
Achamos que podíamos mudar, transformar e fazer da alimentação uma arte, mudamos as cores, alteramos os sabores, fazemos saladas russas, refinamos umas, complicamos outras… tudo isto enfeita a nossa mente, é bom abrir o pacote, tirar a caixa dos cereais, juntar leite de 6 meses mas dentro da validade, de uma vaca que toda a vida pediu socorro, mas nós não ouvimos,… um sem numero de pinceladas num quadro que estamos a pintar, mas que não funciona.

Para mim, não temos de trocar os alimentos refinados pelos integrais, porque temos de prevenir o Alzheimer ou outro tipo de doença, temos de trocar porque a Natureza não deu os refinados e como tal não há outra forma de prevenir ou ganhar Saúde.
(1) Natural New

Sem comentários:

Enviar um comentário